mato grosso

Alimentos também são fonte de água e ajudam a manter a hidratação do corpo, esclarece nutricionista

Publicado


.

Com índices de umidade que podem chegar abaixo dos 10%, o ideal é realizar uma boa ingestão de líquidos, como indica a nutricionista, Dra. Carla Queiroz, que conversou com o Mato Grosso Saúde para alertar sobre a importância em beber água e de comer alimentos que também propiciem uma boa hidratação, que é tão importante para o bom funcionamento do organismo.

A nutricionista explica que a água é fundamental para o transporte de substâncias como sais minerais, nutrientes e o oxigênio pelo sangue, auxiliando na distribuição de nutrientes para as células do corpo, ajuda a regular a temperatura do corpo, funcionamento dos órgãos, veículo de transporte de nutrientes essencial para a manutenção da vida, bem como auxilia a eliminar toxinas, através do suor e da urina. “A água também tem uma relação íntima e muito importante com o metabolismo por ajudar no transporte da síntese das substâncias”, ressalta.  

A água pode ser ingerida por diversas formas: in natura e por meio de alimentos ricos em água. A maior parte das frutas contém entre 80 e 90% de líquidos. Já as verduras e legumes cozidos, na forma de saladas, costumam ter mais de 90% do seu peso em água, “então, quando a alimentação é baseada nesses alimentos eles podem fornecer cerca da metade da água que precisamos ingerir”, explica a nutricionista.

Boa dica para complementar a hidratação nos dias mais quentes, principalmente quando ao ar livre é incluir nos lanches as frutas, principalmente as cítricas e delas o destaque fica para a laranja e para a semi cítrica, melancia, que são refrescantes e contém alto teor de água.  

Como os dias também têm sido de altas temperaturas, a Dra. Carla lembra que os picolés preparados em casa, com sucos de frutas, também são uma ótima opção para as crianças se refrescarem e se hidratarem.

Diferente dos alimentos naturais, ou minimamente processados, os alimentos ultra processados são, em geral, escassos de água “então é preciso tomar muito cuidado com eles, como os salgadinhos de pacote, biscoitos e outros, que costumam ter menos que 5% de água em sua composição, além de um alto teor de sódio que auxilia na desidratação do corpo”, alerta a doutora.

A preferência é sempre por água consumida pura ou as saborizadas e aromatizadas com rodelas de limão, folhas de hortelã, cravo, canela, alecrim, gengibre, tomilho, pouco de chia para ficar rica em fibra, entre outras. A nutricionista lembra que há diversas opções para que o consumo se torne mais atrativo, e chama a atenção às bebidas muito doce, como refrigerantes, suco de caixas, pois tende ao consumo muito alto de conservantes e açúcares artificiais que “às vezes até inibe a absorção de outros nutrientes”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Deputados destacam que Mais MT vai contemplar todas as regiões do Estado

Publicado


Nesta quarta-feira (28), o governador Mauro Mendes anunciou o maior programa de investimentos em obras e ações da história de Mato Grosso, o Mais MT.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, destacou que o pacote de obras chegou em boa hora e vai ajudar os 141 municípios do Estado.

“Com esse programa o Governo está atingindo toda a sociedade, pois contempla turismo, agricultura familiar, estradas com obras de infraestrutura, educação, saúde e outras demais esferas com abrangência total. O Governo está de parabéns pelo lançamento. Tenho certeza que bons resultados vão chegar para todos”, disse o presidente.

De acordo com as declarações do deputado Valmir Moretto, a gestão do governador Mauro Medes é eficiente e trabalha pelo Estado para que os cidadãos possam receber serviços públicos de qualidade.

“Desde o início da nossa gestão nunca tivemos dúvidas do sucesso e do desenvolvimento que o Estado iria proporcionar. Mauro Mendes é um grande governador e junto com sua equipe trabalha para oferecer condições para que os cidadãos mato-grossenses possam ver o dinheiro dos impostos retornando em serviços de qualidade. O Governo está de parabéns pela sua eficiência e pelo grande resultado que está sendo entregue por esta gestão”.

Mesmo diante da desaceleração econômica, provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Governo de Mato Grosso continuou trabalhando para realizar ações e investimentos para sociedade. O Mais MT vai investir R$9,5 bilhões em obras de Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Social e Habitação, Desenvolvimento Econômico, Regularização Fundiária, Emprego e Renda, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Simplifica MT, Eficiência Pública, Meio Ambiente e Agricultura Familiar.

Ao avaliar mais uma ação do Governo, o deputado Dr. Gimenez, classificou o pacote de obras do programa Mais MT como “fantástico”. Segundo ele, vai contemplar locais do Estado que há anos não recebem investimentos de melhorias no serviço público.

“A Região Oeste de Mato Grosso ficou esquecida por anos, mas agora temos esperança de receber investimentos que vão melhorar a vida das pessoas. Tudo isso chegou em uma boa hora”.

Na mesma linha de avaliação, o parlamentar Dr. Eugênio disse que “a região do Araguaia, que eu represento, vai ser beneficiada com serviços do programa, pois temos um grande vazio na infraestrutura, saúde, educação e outros que vão sanar parte desses problemas com a chegada do Mais MT”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana