BRASIL E MUNDO

Águas do Rio São Francisco são liberadas para o Reservatório Porcos, no Ceará

Publicados

em


Foram retomados, nesta semana, os testes da estrutura que leva as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco da Barragem de Atalho ao Reservatório Porcos, no Ceará. Essa é mais uma das etapas que levará os recursos hídricos aos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além de abastecer os cearenses. A liberação de água faz parte das atividades de testes e comissionamento dos componentes hidromecânicos do Reservatório Atalho e pode sofrer interrupções durante esse processo.

“Água é desenvolvimento e qualidade de vida. No Nordeste, o fornecimento para a população, que historicamente convive cotidianamente com a seca, é uma das prioridades do Governo Federal e do Presidente Jair Bolsonaro”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

A retomada dos testes na Barragem de Atalho ocorre após a recuperação da tubulação rompida em fevereiro deste ano. Por isso, as atividades tiveram que ser suspensas para os ajustes.

Projeto São Francisco

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos, também na Paraíba, e serviços complementares que não comprometem a pré-operação. O total de execução física do trecho é 97,84%.

Quando todas as obras estiverem concluídas e em funcionamento, a expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades paraibanas, pernambucanas, cearenses e potiguares.

O Eixo Leste, por sua vez, tem 217 quilômetros de extensão, está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades pernambucanas e paraibanas.

No total, o Projeto soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional

 

Fonte: Brasil.gov

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

VÍDEO: homem põe fogo na casa da ex com ela e o filho do casal dentro no RJ

Publicados

em


source
Damião Lucas Matias de Moraes, de 28 anos, foi preso por tentativa de feminicídio
Divulgação

Damião Lucas Matias de Moraes, de 28 anos, foi preso por tentativa de feminicídio

Um homem identificado como Damião Lucas Matias de Moraes, de 28 anos, nesta terça-feira (27), colocou fogo na casa da ex-companheira com ela e o filho do casal dentro, em Imbiriê, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). A vítima registrou na câmera do celular o momento que ele começa a ação. Veja abaixo. O homem foi preso na última terça-feira (26) por tentativa de feminicídio.

A vítima relatou ao delegado Marcos Santana Gomes, titular da 62ªDP (Imbariê), que Damião, por não aceitar o término do relacionamento, que ocorreu há cerca de um mês, vinha lhe ameaçando através de áudios dizendo que iria queimá-la viva.

“No dia do crime ele entrou na casa com um galão de gasolina, obrigou a vítima a sentar no sofá da sala e lançou o combustível no cômodo e ateou fogo no sofá embebido de gasolina”, disse o delegado.

A jovem de 23 anos gravou o momento em que ele começa a execução do crime. Na gravação, a qual O DIA teve acesso, ela faz menção ao filho que estava em casa e o cheiro de gasolina derramada no local.

“Não tem volta, tá decidido”, iniciou Damião. “Precisa fazer isso?”, questionou ela. “Você não tem ninguém mais. Eu não tenho família”, disse o homem. “Aí você vai fazer isso comigo e com teu filho? Olha o cheiro, você vai acabar botando fogo na casa, cara. Para com isso”, pediu a vítima.

A perícia concluiu que Damião arrombou a porta para entrar na casa e que o foco do incêndio é o sofá, local onde a vítima ficou sentada a mando do homem.

De acordo com a polícia, a jovem sofreu algumas queimaduras e disse que só escapou com a ajuda de vizinhos, que viram a casa pegando fogo. A criança, de 2 anos, que estava dormindo no quarto, não se feriu. O caso está sendo investigado pela 62ªDP (Imbariê).

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana