Cuiabá

Agentes realizam fiscalização educativa em estacionamentos privados e flagram uso irregular de vagas prioritárias

Publicados

em


Divulgação

Clique para ampliar

Agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizaram na noite dessa segunda-feira (3) uma fiscalização educativa  ‘Tolerância Zero’ contra motoristas  e motociclistas que estacionam em vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência (PDC).  Os locais visitados foram:  shopping Estação, Praça Popular, Big Lar – da Miguel Sutil e Jardim das Américas. Os motoristas flagrados estacionados irregularmente receberam uma cartilha orientativa  que aponta os  ‘erros’ de ocuparem uma vaga prioritária de estacionamento. 

Calçadas e entrada e saída de veículos também foram alvos de fiscalização. Aqueles que não respeitarem a lei de trânsito, os veículos poderão ser autuados e removidos. 

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a atitude de alguns motoristas/motociclistas se trata de ‘falta de educação’ no trânsito. 

“Essa operação será rotineira. Mas isso é falta de bom senso ou falta de educação. Todos os dias há motoristas ou motociclistas usando vagas prioritárias. Recebemos muitas queixas dos cidadãos com deficiência ou idosos que se veem impedidos de utilizarem essas vagas porque estão sendo ocupadas por aqueles que não necessitam delas. Por enquanto, não estamos aplicando multas, mas em breve estaremos aplicando autuações a esses motoristas”, explicou.
Estacionar em vagas reservadas aos deficientes e idosos sem credencial pode resultar na remoção do veículo, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e R$293,47 de multa.  
Ação Educativa no Maio Amarelo – A ação faz parte do calendário de ações do Movimento Maio Amarelo – que é para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Vice-prefeito articula ação de melhoria na rede de coleta de esgoto do Mercado do Porto

Publicados

em


Assessoria

Clique para ampliar

Por meio de uma articulação feita pelo vice-prefeito e Secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, os permissionários do Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf, popularmente conhecido como Mercado do Porto, devem ser beneficiados com um trabalho de melhoria no saneamento básico do espaço. Nesta sexta-feira (14), a concessionária Águas Cuiabá apresentou um projeto para melhoria na rede de esgoto do local.

Segundo explicado ao vice-prefeito e também ao secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, a atuação da empresa deve evitar que os trabalhadores arquem com um custo estimado de R$ 50 mil. A intervenção resultará na extensão da rede de cobertura e construção de unidades de proteção, que evitam a passagem de resíduos para tubulação.

“Com essa parceria, feita a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, esses trabalhadores estão ficando livres de todo esse custo. É valor que para um trabalhador é muito alto, mesmo que dividido para um conjunto de pessoas.  Essa é uma maneira que também encontramos de ajudar e valorizar esses trabalhadores, principalmente diante do difícil momento que estamos vivendo por conta da pandemia”, comentou Stopa.

De acordo com a concessionária, cerca de 80 metros da rede de coleta de esgoto já estão prontos. Dessa forma, além de completar a tubulação, a empresa pretende construir caixas de passagem, com gradeamento, evitando que as estruturas entupam com demasiada frequência. Ainda não foi definida uma data para inícios dos trabalhos, mas a previsão é de que a atuação no local dure aproximadamente 30 dias.

“O projeto técnico já está pronto e agora vamos marcar uma reunião com os feirantes para apresentar esse grande benefício. Aos permissionários, ficará apenas a obrigação de garantir a constante limpeza da estrutura, como ocorre em uma residência comum. O tratamento de esgoto é um processo irreversível e necessário. Qualquer cidade moderna e desenvolvida deve ter um olhar especial para o saneamento básico”, explicou o secretário Francisco Vuolo.

O diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo, destacou que, além da parte de obra, a concessionária também está disposta a fornecer todo suporte técnico necessário, visando facilitar o entendimento de todo funcionamento da estrutura de coleta de esgoto. William enfatizou ainda que essa é mais uma ação que irá impactar de forma positiva na qualidade de vida dos cuiabanos.

“Temos uma equipe de ambientalista que pode ajudar com o trabalho de orientação, mostrando vídeos, entregando manuais. Podemos levar material hidráulico, para mostrar como é feita a conexão. Vamos mostrar a importância dessa ação para o Mercado e para a cidade. Na medida em que vamos evoluindo com a construção do sistema de esgoto, é extremamente visível como os córregos vão ficando limpos”, disse o diretor-geral. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana