BRASIL E MUNDO
Acordo promove ações para diminuir escalpelamento por embarcações

Parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) focará no problema do escalpelamento no Brasil. Com a presença da ministra Damares Alves, o acordo foi assinado pela secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, e pelo presidente do Inmetro, Marcos Guerson.
Na oportunidade, a ministra agradeceu a parceria com o Inmetro com essa pauta que está entre as prioridades do Governo Federal desde o início. “Eu quero erradicar o escalpelamento no Brasil. Essa é uma meta ousada, mas possível. Não posso admitir que uma situação dessa continue dizimando mulheres e meninas o tempo todo no Brasil”, afirmou.
Por meio de ações e estudos, serão articulados projetos de protótipos de equipamentos de proteção de eixo do motor que promovam maior atratividade entre a população ribeirinha, de forma a não limitar e desestimular a instalação das proteções.
O presidente do Inmetro destacou que essa é uma política fundamental para erradicar o problema. “Com tecnologia, a gente consegue buscar uma alternativa para que isso não aconteça mais. O Inmetro, como instituto tecnológico, vai trabalhar com a Marinha do Brasil, com a Universidade Federal do Pará e todos os interessados para realmente dar uma solução que resolva o problema.”
Outras ações
Por meio do acordo, ainda serão promovidas ações que possibilitem a instalação da cobertura dos eixos dos motores das embarcações, com diagnóstico, se necessário, junto às comunidades ribeirinhas. O objetivo é mapear as embarcações sem proteção no eixo do motor e por meio de parcerias com outros órgãos federais, estaduais e municipais, respeitada a competência de cada um.
Além disso, serão elaboradas e divulgadas campanhas de conscientização e mobilização social, para promover suporte informativo relacionado à prevenção dos casos de escalpelamento por embarcações.
Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

BRASIL E MUNDO
Mulher acha peixe de 12 kg no quintal após cheias no Acre: ‘almoço da família’


As cheias dos rios no Acre levaram um peixe da espécie Caparari de 1,1 metro e aproximadamente 12 quilos para o quintal de Gessiane Monteiro, em Sena Madureira, no interior do estado. A dona de casa de 32 anos conta ao G1 que tomou um susto quando viu um “bicho enorme” se mexenda na água na manhã de sexta-feira (26).
“Como a água baixou e saiu de dentro de casa, a gente tinha limpado para voltar. Nós temos uma canoa e ajudamos os vizinhos. Aí meu vizinho pediu uma carona na canoa e disse para o meu esposo que achava que tinha pulado em cima de um bicho no nosso quintal. Ainda estava com uns 30 centímetros de água e ele pensava que era um jacaré. Quando chegamos lá, vimos que era um peixe muito grande”, diz ela ao G1.
Dez municípios foram atingidos pelas cheias de rios no Acre, e cerca de 30 mil famílias ainda estão fora de casa . Sena Madureira, onde mora Gessiane, é uma das cidades mais afetadas.
A dona de casa conta que todos ficaram com medo quando viram o animal no quintal, mas logo ela foi junto com o pai e o cunhado para ver de perto do que se tratava. “Entramos dentro da água e, quando mexemos nele, ele ainda estava em uma parte funda e vimos que estava vivo, aí o meu pai ficou batendo na água e ele deu uma lapada. Ele foi para o raso e nós vimos que era um peixão. Foi uma luta para a gente conseguir tirar da água”, lembra.
Eles, então, retiraram o peixe da água, levaram para casa e fizeram o almoço. “A gente reuniu a família toda e demos também para os vizinhos, e já foi tudo, acabou”, brinca.
Uma das milhares atingidas pelas cheias no Acre , Gessiane diz que chegou a ficar fora de casa por uma semana, depois da água atingir a residência. “Saímos de casa e fomos para a casa de uma irmã. Mais de 25 pessoas em uma casa com um quarto. A gente se arrumou por lá mesmo, mas agora todo mundo já voltou para casa. Voltamos na quinta [25].”
-
mato grosso6 dias atrás
Termina manutenção emergencial e veículos voltam a trafegar pela MT-322
-
chapada dos guimaraes3 dias atrás
Projeto une literatura e artes visuais em Chapada dos Guimarães
-
Cuiabá5 dias atrás
Servidores efetivos devem atualizar cadastro anual; Veja cronograma
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
STF: Ministro suspende lei que libera garimpo com uso de mercúrio em Roraima
-
mato grosso7 dias atrás
Ex-deputado estadual Dito Pinto morre vítima da Covid-19
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Lava Jato: mensagens indicam parceria com FBI no caso do tríplex do Guarujá
-
mato grosso3 dias atrás
Cuiabá fecha 38 leitos de UTI; Governo do Estado notifica órgãos de controle
-
mato grosso3 dias atrás
Mato Grosso recebe 21 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira