Rondonópolis

Ações Programáticas da SMS disponibiliza carteirinha a portadores de Fibromialgia

Publicados

em


Fevereiro é um dos meses do ano com mais campanhas e causas de saúde engajadas e foi escolhido para a realização da campanha de conscientização sobre as doenças de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia e, também leucemia (campanha fevereiro laranja).

Muito embora sejam doenças diferentes, sua causa e os motivos por que se iniciam ainda são inconclusivos; mas todas invariavelmente apresentam sintomas que debilitam o paciente em sua vida cotidiana trazendo prejuízo em suas atividades de vida diária. E, infelizmente até o momento, as três não têm cura. Porém, tratamento para trazer alívio e amenizar os danos, sim!

Por isso é de extrema importância o diagnóstico precoce. As estatísticas apontam que quanto antes estas doenças forem detectadas, melhor o tratamento e a qualidade de vida destes portadores.

Mas, o município de Rondonópolis não tem se furtado a fazer o seu papel e dispõe desde de 14 de junho de 2019, da LEI n° 10.303 que possibilita a garantia de atendimento preferencial nas unidades de saúde às pessoas portadoras da fibromialgia. No entanto, para a garantia deste direito, o portador deve possuir a carteirinha de comprovação que pode ser adquirida de forma gratuita na SMS.

Por isso, para garantir a posse do documento (carteirinha) é necessário que o interessado/paciente procure o Departamento de Ações Programáticas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sala 07 no horário comercial de segunda a sexta-feira, portando os seguintes documentos: cópia do laudo médico ou atestado que comprove a patologia com o CID (CID 10 – M79); cópia do comprovante de residência atualizado; cópia do RG e CPF; e cópia do cartão nacional do SUS.

No entanto, como forma de precaução e respeitando os protocolos de segurança da OMS/Ministério da Saúde, relativos ao período da pandemia do coronavírus, o Secretário de Saúde Rodrigo Ferreira adotando alguns cuidados preventivos, sugeriu que apesar da campanha, a Secretaria não reunisse grandes grupos de pessoas devido os cuidados especiais necessários, principalmente com os portadores de fibromialgia, que já fazem parte do grupo de risco.

Os trabalhos de prevenção, orientação e acompanhamento sobre a fibromialgia, bem como de outras doenças crônicas, são realizados sistematicamente ao longo de todo o ano e não apenas nos meses oficiais de campanhas de conscientização.

Em razão disso, o Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve estratégias contínuas ao longo do ano, procurando atender de forma eficiente e humanizada a toda essas pessoas.

Comentários Facebook
Propaganda

Rondonópolis

Idosos com mais de 74 anos devem tomar segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta

Publicados

em


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis informa que os idosos com mais de 74 anos, que já tomaram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantã contra a Covid-19, devem tomar a segunda dose do imunizante nesta quinta-feira, dia 15.

O reforço da referida vacina será feito no sistema drive-thru instalado no Estádio Luthero Lopes, das 8h às 16h; bem como na Escola Estadual Pindorama e nas seguintes unidades básicas de saúde: Mamed, Atlântico, Luz D’yara, Monte Líbano e Pedra 90. Nestes locais, a imunização será das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A programação da SMS de vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus segue na sexta-feira (16).  Na ocasião, será aplicada a segunda dose da vacina Coronavac/Butantã nos idosos com mais de 73 anos. A vacinação ocorrerá nos mesmos locais e horários do dia anterior.

A segunda dose da vacina Coronavac pode ser tomada de 15 a 28 dias após a primeira dose. Os idosos devem levar o cartão de vacinação com registro da primeira dose, CPF, documento de identificação com foto.

A SMS salienta que segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19 de acordo com as doses que recebe do Ministério da Saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana