Cuiabá

A imunização contra Covid-19 está abaixo do esperado, diz Pastor Jeferson

Publicados

em


Da assessoria

Para garantir a transparência dos dados relacionados ao enfrentamento da pandemia em Cuiabá, a Prefeitura acatou a proposta do vacinômetro, sugerida pelo vereador Pastor Jeferson, líder do PSD na Câmara, e criou uma ferramenta para o acompanhamento da evolução da imunização em Cuiabá.

Segundo o Pastor Jeferson “é muito importante dar transparência para o povo, principalmente em um período de pandemia”

“Isso mostra que a gestão está compromissada com a população”, destacou.

O vacinômetro é atualizado uma vez ao dia, por volta das 9h, trazendo os números consolidados do dia anterior.

Até a manhã desta segunda-feira (1°) apenas 8.823 pessoas receberam a vacina. A meta é imunizar mais de 23 mil pessoas do grupo prioritário na primeira fase. A vacinação ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, das 7h às 22h todos os dias, mas a adesão da população está muito abaixo do esperado, de acordo com o vacinômetro.

O público-alvo para a vacinação é definido pelo Ministério da Saúde de acordo com o Programa Nacional de imunizações e neste primeiro momento, de acordo com o quantitativo recebido, a vacina é destinada aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate a covid-19 na cidade e aos cidadãos mais expostos aos riscos de contrair o vírus.

Kátia Oliveira, 36 anos, trabalha nos serviços gerais da campanha de vacinação, relata que vivenciou uma pandemia intensa com familiares nos grupos de risco, e que se alegra com a chegada da vacina. Acredita na melhora, mas enxerga o número baixo de pessoas no evento.

“E se o povo não tiver um pouco de consciência, e ficar se recusando a vacinar por medo, eles que estão de frente com a doença, então como a gente que está de fora vai poder realmente confiar na vacina”, expressou Katia.

Wellington Assunção, coordenador do evento da campanha de vacinação e enfermeiro do município de Cuiabá, assume: “A procura não está tão satisfatória quanto nós gostaríamos que estivesse, mas estamos trabalhando para que isso seja revertido e todo o público esperado receba a vacina”.

Assessoria de imprensa do Vereador Pastor Jeferson

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Prefeito autoriza abertura do comércio somente no fim de semana do Dia das Mães até a meia-noite

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, autorizou nesta quinta-feira (6), por meio de decreto, a abertura do comércio em geral nos dias 8 e 9 de maio de 2021 – (Dia das Mães) – das 9h às 00h. Conforme o chefe do Executivo, a medida também valerá para bares, restaurantes e shoppings centers.  

Conforme o decreto 8427/2021 – as atividades econômicas deverão observar rigorosamente as medidas de biossegurança determinadas pela autoridade sanitária municipal, sob pena de aplicação das penalidades legais cabíveis.  
 
“Atendendo a um pedido do setor, tão prejudicado nessa pandemia, vamos autorizar o funcionamento do comércio no sábado e no domingo. Para que possamos dividir o público que irão às compras nesse feriado, decidimos pelo horário estendido neste fim de semana excepcionalmente por ser do Dia das Mães. Precisamos retomar a economia, mas com responsabilidade. Peço para os empresários que irão abrir seus estabelecimentos que nos ajudem a combater esse vírus terrível que está aterrorizando todo o mundo. A Prefeitura de Cuiabá sempre foi  parceira dos comerciantes e sempre manteve o diálogo com todas as categorias durante a pandemia. E que possamos juntos retomar gradativamente a normalidade dos horários de funcionamento do comércio com segurança”, pediu o prefeito.  
 
Observa-se que a Capital está inserida no nível de classificação alto, previsto no Decreto Estadual nº 874, de 25 de março de 2021 e considerando a porcentagem de 83,15% de taxa de ocupação de leitos de UTI-Covid constante no painel epidemiológico nº 424 Coronavírus – Covid-19 Mato Grosso de 06 de maio de 2021 e reiterado comprometimento da Prefeitura de Cuiabá  com a preservação da saúde e bem-estar de toda população cuiabana: “Fica excepcionalmente autorizado no âmbito do Município de Cuiabá, o funcionamento das atividades econômicas de comércio em geral, dos bares e restaurantes, inclusive aqueles em funcionamento no interior dos shoppings centers, nos dias 08 e 09 de maio de 2021 (final de semana do Dia das Mães) das 09h às 00h”, consta em decreto. 
 
Diante da taxa de ocupação de leitos de UTI em 83,15% o toque de recolher na capital, não estará em vigor – excepcionalmente – nos dias 8 e 9 de maio.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana