AGRO & NEGÓCIO
A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal” com informações sobre as plantas encontradas no bioma Pantanal

A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal”, na versão online. É um compêndio obrigatório na biblioteca de todos aqueles que se dedicam ao estudo e ao manejo das plantas que ocorrem no Pantanal. A relíquia pantaneira foi publicada em 1994.
O presente Guia reúne informações básicas e fotografias de 520 espécies, entre as quais estão as plantas mais importantes para o homem e a fauna. Apresenta nomes científicos e vulgares, em linguagem acessível, sobre a utilização regional (Etnobotânica) e potencial dos vegetais, por exemplo, apícolas, forrageiras, frutíferas, isca de peixe, madeireiras, medicinais, ornamentais, etc. Além da etimologia científica e comum, são apresentados hábito, épocas de floração e frutificação, ocorrência (tipos de vegetação e de solo) e distribuição geográfica das espécies, bem como breves observações sobre ecologia e, eventualmente, cultivo.
O Pantanal é um bioma fantástico e atrai a atenção de ambientalistas, curiosos, estudiosos, investidores, pecuaristas e turistas, graças à pujança e ao estado de conservação de seus recursos bióticos. As fotografias, além de expressarem a beleza das espécies, falam mais do que as palavras e facilitam o trabalho de identificação de maneira comparativa. A simplicidade da linguagem leva ao entendimento rápido e não exige a sabedoria do botânico ou do iniciado em ciências biológicas para apreender e usufruir dos conhecimentos apresentados.
“Plantas do Pantanal” pode ser apontada como uma das obras mais marcantes e inesquecíveis da bibliografia pantaneira.A coleta das plantas, a identificação, as fotografias, a secagem e montagem das exsicatas, a preservação do material herborizado, a pesquisa bibliográfica, a coleta de informações locais transmitidas na linguagem pantaneira e as observações e experiências pessoais foram os caminhos sabiamente trilhados pelos autores para a elaboração do presente Guia.
Para acessar o documento, clique aqui

AGRO & NEGÓCIO
Doutorado da Rede BIONORTE está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação da Rede BIONORTE, instituição parceira da Embrapa Roraima, publicou edital de seleção para doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia.
O certame oferece 158 vagas, para ingresso no primeiro semestre de 2023. As inscrições devem ser feitas de 22 de agosto a 22 de setembro de 2022.
Podem candidatar-se ao curso portadores de diploma de mestre em áreas relevantes para a biodiversidade e/ou biotecnologia ou em áreas técnico-científicas afins.
A Rede BIONORTE é constituída por instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Legal, tendo por finalidade a formação de doutores para atuação na área da biodiversidade e biotecnologia.
A intenção é contribuir para o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos e para a conservação do bioma em meio a um desenvolvimento industrial, que garanta a preservação da biodiversidade amazônica.
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser efetivadas obrigatoriamente no Sistema Acadêmico Eletrônico, por meio do endereço eletrônico www.bionorte.org.br.
ACESSE AQUI
Acesse o site da rede BIONORTE. https://bionorte.org.br/processo-seletivo/inicio.html
Fonte: Embrapa
-
SUA SAÚDE AQUI3 dias atrás
Exclusivo: conheça a causa da morte de Jô Soares e saiba porque o corpo foi cremado
-
cultura4 dias atrás
Samba ao Pé da Mangueira, dança de salão e Encontro do Chapéu de Mago no Sesc Arsenal
-
EM DEFESA DA DEMOCRACIA5 dias atrás
Fiesp lança hoje carta em resposta a Bolsonaro e se soma à USP com mais de 755 mil assinaturas
-
SUA SAÚDE AQUI5 dias atrás
“Língua preta e peluda” não é sinônimo de fofoqueiro, mas doença rara
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia apreende mais de 300 quilos de droga em Campo Verde
-
mato grosso5 dias atrás
Consumidores de Cuiabá e Várzea Grande serão recebidos com degustação de churrasco em atacarejo neste sábado
-
POLÍCIA1 dia atrás
Pai é morto pelo genro ao tentar defender a filha durante briga
-
sinop7 dias atrás
Pacote de R$ 180 milhões lançado por Dorner em Sinop, tem escola tempo integral; Obras começam na próxima semana