Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

caceres

Júri condena cinco integrantes de facção por homicídio qualificado; penas somam 77 anos

Publicados

em

O Tribunal do Júri da Comarca de Cáceres (219 km de Cuiabá) condenou, nesta sexta-feira (14), cinco membros de uma organização criminosa pelo homicídio qualificado de Jailson Buck Rodrigues, ocorrido em setembro de 2022. As sentenças proferidas pelo Conselho de Sentença totalizam 77 anos e 10 meses de reclusão, todos em regime inicial fechado.

A promotora de Justiça Luane Rodrigues Bomfim enfatizou a importância da condenação como uma resposta contundente da sociedade contra a criminalidade. “A sociedade respondeu de forma clara e firme ao crime organizado. Essa condenação demonstra que a violência não será tolerada e que a Justiça prevalece”, declarou.

Os condenados e suas respectivas penas são: Alexandre Sebastião Senábio Martins, com 22 anos e 6 meses de reclusão; Amilton Alexandre Alves da Silva, 18 anos; Jefferson Ferreira dos Santos, 13 anos e 4 meses; Alyson Seba Santana, 12 anos; e William Domingos da Silva, também com 12 anos.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime foi motivado por uma razão fútil: a vítima, Jailson Buck Rodrigues, teria “mexido” com a mulher de um detento. Essa ação trivial teria levado os acusados a planejar e executar o homicídio com extrema crueldade. Jailson Buck Rodrigues era detento da Cadeia Pública de Cáceres e foi encontrado morto em uma das celas da unidade prisional.

Leia mais:  Marinha do Brasil inspira alunos em Escola Cívico-Militar de Cáceres com palestra e tradições navais

O Conselho de Sentença reconheceu as qualificadoras de motivo fútil, emprego de meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Na sentença, o juiz José Eduardo Mariano determinou que todos os réus deverão cumprir a pena em regime fechado, mantendo também a prisão preventiva de todos os envolvidos.

Comentários Facebook
Propaganda

caceres

Cáceres em Festa: Veterano da Marinha, José Caxito, celebra 108 anos

Publicados

em

Marinheiro veterano, José Francisco Caxito

Por João Arruda | Cáceres 

A lua era quarto crescente na tórrida cidade de Cáceres (a 210 km de Cuiabá). A temperatura da tarde de mormaço beirou os 45 graus Celsius. Na Rua Santo Antônio, no Bairro Cavalhada, A reunião comemorativa ocorreu na residência do casal Adelino Braga, Militar reformado do Exército Brasileiro e a professora Rafaela Caxito, o calor fervilhou por outro motivo: o patriarca da família Caxito, o veterano da Marinha do Brasil, José Francisco Caxito, comemorava seus longevos 108 anos com lucidez e saúde.

Para celebrar o centésimo oitavo ano de vida, a família Caxito reuniu todos os seis filhos: duas senhoras (Rafaela Braga e Estelita Amaral) e quatro homens, conhecidos em Cáceres como os “Irmãos Caxito” (Wilson, Joaquim, José e João Irani). Dois deles viajaram de Araribóia, em Niterói (RJ), até a “Princesinha do Paraguai” (Cáceres), para juntos brindarem o aniversário do chefe do clã, o servidor aposentado da Marinha, José Francisco Caxito. Ele, por mais de três décadas, prestou relevantes serviços à então Capitania dos Portos de Mato Grosso, atual Agência Fluvial de Cáceres.

A trajetória de Caxito, contudo, tem suas origens no norte de Minas Gerais, na cidade de São Romão, quase na divisa com a Bahia. Ainda jovem, ele partiu de lá para São Paulo e, posteriormente, para o Rio de Janeiro. A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que avançava de Bauru (SP), passando por Três Lagoas (MS) e Campo Grande (MS), até Corumbá (MS), foi o ambiente de trabalho onde ele foi contratado pelo extinto Ministério de Viação e Obras Públicas. Sua função era atuar na ligação ferroviária entre Corumbá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Em terras bolivianas, ele conheceu a companheira com quem se casou. Após o encerramento do trecho da ferrovia que interligava Brasil e Bolívia, José Francisco Caxito foi designado para prestar serviços à Marinha do Brasil em Cáceres, onde permaneceu até os dias atuais.

Leia mais:  Cáceres em Festa: Veterano da Marinha, José Caxito, celebra 108 anos

O ingresso dele na Armada Brasileira serviu de estímulo aos quatro filhos. Três seguiram a carreira militar, enquanto apenas um, em meio à jornada, optou pela vida civil, ao lado dos pais e das duas irmãs.

O aniversário reuniu todos os filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Dezenas de amigos também compareceram, entre eles o desportista Vicente Ortiz, um velho camarada da família Caxito. A festança varou a madrugada, embalada por uma garoa mansa, porém teimosa, e pelo som do legítimo rasqueado cuiabano, que animou a folia e o aniversariante.

REENCONTRO

Desde o longínquo ano de 1983, dois pantaneiros de Cáceres não se reencontravam. De um lado, à época, o aluno marinheiro João Arruda, aos 18 anos, e do outro, João Irani Caxito, na ocasião, marinheiro engajado. O mesmo destino que os uniu também os separou: João Arruda regressou a Cáceres, enquanto Irani singrava mares, percorrendo o país e o mundo. O festivo reencontro, após 42 anos, ocorreu exatamente na data especial do “Velha Guarda” José Francisco. Daí a prosa e as trovas fluíram, embaladas por um autêntico churrasco pantaneiro, regado a cervejas, até o sol, com suas rajas cor de romã, despertar a cidade, surgindo por trás da encantadora Serra das Araras.

TREM DO PANTANAL

A linha férrea que corta o Brasil em uma transversal, desde o estado do Rio de Janeiro, cruzando São Paulo de leste a oeste, recebeu o nome de Noroeste do Brasil. Com uma extensão de 1.622 quilômetros, foi projetada no período imperial para interligar o país.

A ferrovia, fruto da engenharia inglesa, consumiu mais de uma década para ser totalmente concluída. Os operários que assentaram os dormentes eram uma verdadeira Torre de Babel em pleno Pantanal: estrangeiros de origens belgas (a maioria), franceses, ingleses, alemães, espanhóis e italianos. Além deles, bolivianos e paraguaios juntaram-se aos brasileiros na longa jornada.

Leia mais:  Marinha do Brasil inspira alunos em Escola Cívico-Militar de Cáceres com palestra e tradições navais

A estrada também foi apelidada de “Trem da Morte”. Durante um período, criminosos se passavam por passageiros para cometer seus crimes ao longo do percurso. Duas pontes monumentais, entre outras, destacam-se ao longo da ferrovia: a do Rio Paraná (entre SP/MS) e a do Porto Esperança, sobre o Rio Paraguai, no município sul-mato-grossense de Miranda.

A estrada também era uma rota para imigrantes ilegais no Brasil renovarem seus passaportes via Santa Cruz de La Sierra. Ou seja, ao vencer o visto, eles seguiam, principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo, em uma longa viagem até Santa Cruz, onde carimbavam os passaportes e, em seguida, regressavam ao Brasil. Essa tática se repetia até que conseguissem o visto permanente ou se casassem no país com brasileiros ou brasileiras.

O cantor Almir Sater, na primeira estrofe de sua música, revela que “este é o melhor caminho para um fugitivo de guerra”.

Uma francesa residente em Cáceres fez uma revelação desconhecida sobre a mensagem que a música, sucesso em todo o país, transmite em sua canção. A francesa, hoje com dupla nacionalidade, conta que, no pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo entrou na chamada Guerra Fria. Ela, que havia perdido avós, tios e outros parentes, temendo uma nova guerra, viu como saída atravessar o Atlântico, vindo para o Brasil. E assim o fez, casando-se com um cacerense e fixando residência definitiva no Brasil. “Na França, só a passeio; me transformei numa brasileira do Pantanal”, brinca ela, mas preferiu não ter sua identidade revelada.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana