Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Sebrae lança curso gratuito “Empreendedorismo para os Desafios do Clima” durante a COP-30

Publicados

em

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) anuncia o lançamento do curso “Empreendedorismo para os Desafios do Clima”, durante a programação da Conferência das Partes do Clima (COP-30), realizada entre os dias 10 a 21 de novembro, em Belém/PA. O curso é totalmente remoto, gratuito e está disponível na plataforma ‘Trilhas da Sustentabilidade’. Os interessados podem se inscrever no LINK.

Com carga horária de 13 horas, linguagem acessível e conteúdos interativos, a formação orienta empreendedores a compreender como eventos climáticos extremos afetam custos, produção e vendas, além de mostrar como transformar riscos em oportunidades de inovação e competitividade.

Os participantes irão vivenciar uma aplicação prática dos conceitos aprendidos, incluindo um estudo de caso. Ao final, receberão uma certificação. Entre os temas abordados estão: identificação de impactos e oportunidades das mudanças climáticas nos negócios; modelos sustentáveis de crescimento; e estratégias de adaptação e ação prática nos territórios.

Para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a adaptação climática é uma das questões mais urgentes aos pequenos negócios brasileiros. “O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) já apontou que o mundo precisa reduzir 43% das emissões globais até 2030 para limitar o aquecimento a 1,5 °C, meta considerada decisiva para mitigar impactos severos”.

Leia mais:  Governo de MT investe R$ 140,7 milhões em novas creches, máquinas e agricultura familiar

Segundo Schelini, pesquisa sobre negócios sustentáveis releva que menos da metade das pequenas empresas adotam práticas sustentáveis em sua gestão. “No ano passado, a pesquisa ‘Negócios Sustentáveis: A Contribuição das Pequenas Empresas Brasileiras na Agenda 2030 da ONU’, desenvolvida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, revelou que, embora apenas 35% dos pequenos negócios brasileiros conheçam práticas sustentáveis, seis em cada dez acreditam que podem contribuir para a agenda ambiental”. destaca.

A plataforma ‘Trilhas da Sustentabilidade’, lançada durante a COP-29, em Baku, no Azerbaijão, já reúne 30 cursos gratuitos e online. Atualmente, conta com mais de 10 mil usuários registrados e mais de 5 mil alunos matriculados em alguma formação, destes cerca de 2 mil concluíram o curso.

Segundo a gerente do CSS, Tássia Gonçalves, os conteúdos educativos são parte da estratégia do Sebrae/MT para promover a formação sustentável dos pequenos negócios brasileiros e, em breve, do mundo.

“A iniciativa se consolidou como o principal ambiente do Sebrae Mato Grosso para capacitação em sustentabilidade aplicada ao dia a dia dos pequenos negócios, com temas que variam de economia circular a ESG e sustentabilidade para cidades”, afirma.

Diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, no lançamento do curso: ‘Empreendedorismo para os Desafios do Clima’ – COP 30
Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Sema qualifica profissionais de 35 cidades em curso de Gestão Ambiental

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) capacitou esta semana mais de 120 servidores públicos municipais e profissionais liberais no curso de Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental. O evento ocorreu em Colíder e terminou nesta quinta-feira (13.11) com a participação de representantes de 35 municípios, que puderam se qualificar com aulas teóricas e diversas práticas em campo.

Uma parte relevante do curso foram os dois dias em campo, com visitas a empreendimentos de confinamento bovino, olaria, frigorífico e extração de argila e cascalho. Durante as práticas, os participantes conheceram de perto as atividades desenvolvidas pelos empreendimentos e posteriormente retornaram ao auditório onde puderam esclarecer suas dúvidas.

O instrutor das práticas de confinamento e frigorífico, e Analista de Meio Ambiente da Sema, Eliel Alves Ferreira, destacou a importância das aulas de campo para consolidar o aprendizado. “A importância da aula prática é orientar tecnicamente sobre o correto funcionamento do frigorífico, a respeito do abastecimento de água, tratamento de efluentes e gestão de resíduos sólidos”, explicou o instrutor.

Na prática de confinamento bovino, realizada na agropecuária Teles Pires, foram observados aspectos essenciais de uma vistoria, como localização do empreendimento, alimentação do gado, sistema de abastecimento de água, entre outros. No Frigorífico Frigolíder, a prática concentrou-se nas condições de funcionamento e operação do empreendimento conforme a legislação ambiental.

Leia mais:  Primeira-dama de MT e Setasc lançam Programa SER Família Mulher na Comunidade nesta segunda-feira

Capacitação

Iniciado na terça-feira (11), o curso contou com carga horária de 30 horas e teve como objetivo capacitar servidores municipais para atuar em ações de fiscalização, análise de processos de licenciamento, monitoramento e educação ambiental.

Além das práticas em campo, as aulas teóricas abordaram o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), a estruturação do órgão ambiental, as noções de fiscalização e os planos e projetos de educação ambiental para os municípios.


A capacitação é uma etapa essencial do processo de descentralização realizado pela Sema e ocorre regularmente. Somente este ano, já foram promovidas 4 edições, e a previsão é realizar mais quatro ou cinco eventos pelo estado em 2026.

Para a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Ellen Farias Ferreira, o curso é fundamental para capacitar os municípios já descentralizados e fortalecer aqueles em processo de descentralização, cumprindo o que prevê o Art. 14 da Resolução 41/2021 do Consema/MT.

“Hoje contamos com 60 municípios descentralizados e alguns em fase descentralização. Um dos pré-requisitos para ser descentralizado é ter técnicos habilitados, por isso a participação no curso é essencial, para que eles renovem o aprendizado e se capacitem”, destacou.

Leia mais:  Mato Grosso inova na COP30 com projeto de alta tecnologia para monitorar créditos de carbono

A iniciativa foi promovida pela Sema por meio da Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização (SGDD), com o apoio das Diretorias de Unidades Desconcentradas (DUDs) e da Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários e Meio Ambiente de Colíder.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana