Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

caceres

Marinha do Brasil inspira alunos em Escola Cívico-Militar de Cáceres com palestra e tradições navais

Publicados

em

Por João Arruda | Cáceres

No último final de semana, a Escola Estadual Cívico-Militar Frei Ambrósio, localizada em Cáceres  (a 210 km de Cuiabá), viveu um momento de civismo e aprendizado com a visita de parte da tropa da Marinha do Brasil. Sob o comando do Capitão Stenio Lacerda Junior, os militares realizaram o solene hasteamento do Pavilhão Nacional e proferiram uma palestra esclarecedora sobre as formas de ingresso na Marinha Brasileira, atraindo a atenção de cerca de 250 alunos.

A presença da Agência Fluvial de Cáceres na instituição de ensino coroou uma semana repleta de atividades para os estudantes. Além da imersão na cultura militar, a escola foi palco da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e celebrou conquistas esportivas, recebendo troféus e medalhas dos campeões de Voleibol sub-14, entregues pela equipe do Sesc local, representada pelo professor Edilson Spinoza.

Durante a palestra, o Capitão Stenio Lacerda Junior demonstrou grande objetividade ao apresentar aos jovens os caminhos para a carreira militar na Marinha. Um dos pontos altos da apresentação foi a explanação sobre as ricas tradições navais, em especial a solenidade da bandeira ao som do apito de marinheiro – uma honraria histórica da Armada Brasileira, cujas raízes remontam à Marinha da Inglaterra e que foi estabelecida por ordem do imperador Dom João VI.

Leia mais:  Servidores elegem representantes dos Conselhos de Gestão e Fiscal do PreviCáceres 

O apito, que emite duas notas musicais distintas (“lá e mí”), não é apenas utilizado no hasteamento e arriamento diário da bandeira. Ele desempenha um papel fundamental nas atividades rotineiras de navios, aeronaves, submarinos e quartéis em terra, servindo para convocar reuniões gerais, anunciar a presença de autoridades, marcar as horas das refeições (rancho), alvorada e silêncio, entre outras funções essenciais para a organização dos marinheiros e oficiais.

A recepção à comitiva da Marinha foi uma ação conjunta entre a direção da escola e seus colaboradores. Os professores Paulo Brito, Jose Adriano Miranda, Silvana Zago e Dirce Candia, juntamente com os gestores militares Robson Gimenes e Milton Alves de Oliveira, avaliaram positivamente o impacto da visita. A presença da força Naval na escola cativou os alunos, que se comportaram de forma exemplar, formulando perguntas pertinentes e demonstrando genuíno interesse.

A Escola Frei Ambrósio tem se destacado ao longo do ano letivo, que se aproxima do encerramento em dezembro, por uma série de palestras variadas oferecidas nos períodos da manhã e tarde. A instituição também está inserida no programa Proerd, uma iniciativa da Polícia Militar de Mato Grosso, que complementa o aprendizado escolar com a conscientização sobre a importância da prevenção contra as drogas ilícitas. A gestão da escola está atualmente sob a responsabilidade da professora Patrícia Bertoldo de Sena Santos, que se encontra em gozo de férias.

Propaganda

caceres

Pantanal Free Shop apresenta projeto à Prefeitura de Cáceres e prevê impulso no turismo de compras

Publicados

em

A gerente do Pantanal Free Shop, Eliandra Moreira Dutra, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (21), na sala de reuniões do gabinete da prefeita Eliene Liberato Dias, com o vice-prefeito Luiz Landim, secretários municipais e a diretora da Autarquia Águas do Pantanal, Samara Brant.

O encontro teve como objetivo apresentar as perspectivas para a instalação do empreendimento em Cáceres e discutir os impactos que o primeiro free shop deverá provocar na economia e no turismo do município.

Durante a apresentação, Eliandra destacou que o empreendimento poderá impulsionar o turismo de compras, atraindo consumidores de outras cidades, estados e também da Bolívia. Segundo ela, o desafio será transformar esse fluxo de visitantes em permanência e consumo na cidade, movimentando hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, comércio, transporte, lazer e demais prestadores de serviços.

“Quanto mais tempo o visitante permanece em Cáceres, maior é o impacto positivo na economia local. O free shop pode ser a porta de entrada para que as pessoas conheçam nossa gastronomia, nossa cultura, o Pantanal e tudo o que a cidade oferece”, afirmou a gerente.

Leia mais:  Pantanal Free Shop apresenta projeto à Prefeitura de Cáceres e prevê impulso no turismo de compras

Eliandra também apresentou propostas de integração entre o empreendimento e o poder público. Entre elas estão a inclusão do turismo de compras nas campanhas de divulgação de Cáceres; a criação de mapas e códigos QR com informações sobre atrativos turísticos, hotéis, restaurantes e o calendário de eventos; a produção de conteúdos em português e espanhol; e a formação de parcerias com a rede hoteleira, o setor de gastronomia, operadores turísticos e o comércio local.

A proposta é aproveitar ainda eventos como o Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPE) para fortalecer a combinação entre compras, história, cultura e Pantanal.

Outro ponto discutido foi a necessidade de acompanhar a consolidação da região como um novo polo econômico, que já concentra outros grandes empreendimentos. Entre as demandas apresentadas estão melhorias na pavimentação e no recapeamento, iluminação pública, sinalização, drenagem, acessos, travessias de pedestres, segurança viária, paisagismo e planejamento do fluxo de veículos e caminhões.

As medidas têm o objetivo de preparar a infraestrutura para o crescimento esperado nos próximos anos.

O vice-prefeito Luiz Landim avaliou positivamente a iniciativa e destacou a importância da integração entre o município e o setor privado.

Leia mais:  Sesc Cáceres oferece curso gratuito de siriri pantaneiro

“A chegada do free shop representa uma nova oportunidade para Cáceres, com geração de movimento econômico, fortalecimento do turismo e abertura de novas possibilidades para o comércio e os serviços. O município precisa estar preparado para acompanhar esse crescimento”, afirmou.

A expectativa é que o empreendimento contribua para ampliar a permanência dos visitantes na cidade e fortaleça Cáceres como destino de compras, turismo e negócios na região de fronteira.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana