TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Corrida reúne magistrados, servidores e comunidade em clima de confraternização
Umas das participantes que aproveitou o evento para confraternizar foi a diretora do Fórum de Rondonópolis, juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni. Reunindo cerca de dez pessoas, entre familiares, amigos e servidores, a magistrada montou sua equipe e enfrentou o desafiador trajeto da corrida.
Corredora há dez anos, a servidora Tatiane Bussiki marcou presença em mais uma edição da Corrida do Judiciário, vencendo na categoria 10 km servidor/magistrado (feminino).
O mediador judicial Ubiracy Nogueira Félix avaliou o evento como um momento de confraternização. “Foi maravilhoso, pois estivemos em lugar de congregação e diversão. Pensamos na qualidade de vida, um incentivando o outro e entendendo que cada um tem sua capacidade”, relatou.
Para Cassiano Cestari, servidor da Coordenadoria Judiciária, o evento esportivo teve como destaque a organização. “Eu corro há muito tempo, mas foi a primeira vez que participei de uma corrida realizada pelo TJMT. Toda organização está de parabéns, pois a prática esportiva é fundamental para todos e tivemos um evento feito com muito cuidado”, pontuou.Autor: Bruno Vicente
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Jovens Demolays conhecem o Tribunal de Justiça
Na sexta-feira (07), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebeu aproximadamente 50 jovens da Ordem DeMolay, em uma visita que vai além do protocolo institucional. Para muitos dos rapazes, entre 12 e 21 anos, foi a primeira oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Judiciário estadual e de encontrar um exemplo vivo de que os caminhos trilhados na juventude podem levar longe.
A atividade integra o programa “Dia do Meu Governo”, um dos requisitos anuais da Ordem DeMolay, reconhecida pela ONU como a maior organização de juventude do mundo. “O jovem vai numa estrutura do poder público para aprender um pouco sobre a história e o funcionamento dessas instituições”, explicou Júlio César Moreira Silva Júnior, membro do Conselho Consultivo do Capítulo Marechal Rondon e professor de Direito.
Embora tenha sido realizada nos mesmos moldes do programa “Nosso Judiciário”, a visita não se enquadrou oficialmente no projeto por não envolver acadêmicos de Direito. Participaram membros dos 11 capítulos existentes em Cuiabá e Várzea Grande.
Um encontro que inspira
Para Jonas José, de 20 anos, mestre conselheiro do Capítulo XVIII de Março, a experiência superou expectativas. “A princípio eu tinha a visão de que o Tribunal de Justiça era um local um pouco mais fechado, que não tinha essa liberdade para pessoas de fora, e fui muito bem recebido”, contou. Estudante de Ciências Contábeis, Jonas revelou que a visita fortaleceu sua pretensão de trabalhar com Direito Tributário. “Tendo a oportunidade de estar aqui hoje, com certeza me inspirou muito mais”.
Gabriel Collareda, de 19 anos e mestre conselheiro do Capítulo Cuiabá nº 103, também estava em sua primeira visita ao TJMT. “A gente teve muito conhecimento a respeito dos poderes. Ter a oportunidade de conhecer a segunda instância do Poder Judiciário é incrível”, afirmou. Para ele, que já trabalha na área judiciária, a experiência trouxe “uma nova perspectiva” sobre a instituição.
Ponte entre gerações
O momento mais simbólico da visita aconteceu no encontro com o desembargador Lídio Modesto, que recebeu os jovens com especial entusiasmo. “É uma satisfação gigante estar aqui recebendo vocês. Também fiz parte da Ordem DeMolay, então para mim é uma honra ter a possibilidade de, hoje, estando aqui no Tribunal de Justiça como desembargador, receber meus irmãos”, declarou.
Magistrado há 26 anos, Lídio Modesto é membro fundador do Capítulo Marechal Rondon e integra a Loja Maçônica Filhos de Salomão nº 1. Sua trajetória começou ainda jovem, quando ingressou na organização aos 17 anos, passando por DeMolay, Sênior DeMolay e, posteriormente, pela Maçonaria, da qual é grau 33 desde 2018.
“Eu acredito fielmente que a Ordem DeMolay é uma instituição formadora de homens, de pessoas sérias, comprometidas com a ética, com a família, com o país”, afirmou o desembargador, destacando os valores de patriotismo, especialmente significativos no mês de novembro. “É muito importante ter esse sentimento de respeito às instituições da pátria e dos valores que o homem de bem deve se pautar”.
O desembargador Lídio foi além e enfatizou que as oportunidades no Judiciário não se limitam à área jurídica. “O Tribunal de Justiça é uma instituição muito ampla. Nós temos pessoas da área de tecnologia da informação, que a passos largos vem ocupando seu espaço, pessoas da área da engenharia também”, destacou, mencionando as 60 comarcas do estado e os diversos prédios descentralizados.
Aos jovens presentes, deixou um recado: “Não desistam dos seus sonhos. Não é impossível, todos vocês têm a oportunidade. Se por acaso entenderem que essa casa pode servir no futuro, continuem estudando sempre, porque somente por meio do estudo e do sonho você consegue alcançá-lo”.
Ao final do encontro, o desembargador recebeu, como homenagem dos jovens, o pin comemorativo dos 35 anos do Capítulo Marechal Rondon nº 106 da Ordem DeMolay.
-
cultura6 dias atrásClássico Indiano “Sakuntala” estreia em Cuiabá com elenco jovem da Escola Livre Porto
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrásBelém lança marcos históricos para ação climática e justiça social na América Latina
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrásSTF mantém condenação de Bolsonaro e mais seis réus em trama golpista
-
esportes3 dias atrásCruzeiro empata com Fluminense e perde fôlego na briga pelo Brasileirão
-
esportes3 dias atrásCorinthians perde para o Ceará na Neo Química Arena e cai na tabela do Brasileirão
-
lucas do rio verde6 dias atrásPM prende quatro faccionados por tráfico de drogas e apreende 10 tabletes de maconha
-
esportes3 dias atrásEmpate no Barradão freia Botafogo na luta pelo G5 e mantém Vitória fora do Z-4
-
Educação4 dias atrásProjeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas





