POLÍCIA
Polícia Civil e Mapa fiscalizam distribuidora de Várzea Grande e retêm mais de 7 mil whiskies com suspeita de adulteração
A Polícia Civil de Mato Grosso e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram, na manhã desta quinta-feira (23.10), uma fiscalização em uma distribuidora em Várzea Grande, apontada como fornecedora de bebidas destiladas para supermercados em que foram encontradas bebidas com suspeita de adulteração no interior de Mato Grosso. Foram retidas mais de 7 mil garrafas de whisky.
A ação foi realizada por equipes da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), do Mapa, da Vigilância Sanitária Estadual de Mato Grosso, da Vigilância Sanitária Municipal de Várzea Grande e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A investigação teve início após, entre quarta e quinta-feira (22 e 23.10), as Delegacias de Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças realizarem operações de fiscalização e apreenderem diversas garrafas de whisky com suspeita de adulteração ou falsificação em supermercados.
As ações nas três cidades ocorreram depois de a Polícia Civil ser acionada pela Vigilância Sanitária, com a denúncia de que várias pessoas passaram mal na região do Araguaia logo após ingerirem bebidas alcoólicas, nos dias 11 e 14 de outubro. Uma das vítimas, inclusive, está internada em Goiânia (GO), com suspeita de intoxicação por metanol.
Questionados, os representantes dos comércios fiscalizados nas três cidades apontaram que o fornecedor de bebidas da rede de supermercados é uma grande distribuidora localizada em Várzea Grande.
Diante disso, nesta quinta-feira (23.10), os policiais da Decon e os fiscais do Mapa, com apoio da Politec e das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal de Várzea Grande, realizaram uma fiscalização na distribuidora, onde foram retidas mais de 7 mil garrafas de whisky.
“Ainda não há confirmação de que se trata de uma falsificação. No entanto, o material está sendo retido por ser da marca consumida em Água Boa e haver uma divergência entre o número de lote da caixa e o das garrafas. Mas a retenção, neste momento, é uma retirada de mercado, até que a investigação seja concluída”, explicou o delegado Rogério Ferreira, titular da Decon.
Primeira confirmação
Mato Grosso teve, nesta quarta-feira (22.10), o primeiro caso confirmado de contaminação por metanol em bebida no Estado. A vítima é um jovem de 24 anos, morador de Várzea Grande, que apresentou sintomas graves, como visão turva, confusão mental, dor abdominal e vômitos, após consumir uma bebida alcoólica de procedência duvidosa. Ele não corre risco de morte, mas apresentou lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição. A Decon também investiga este caso.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil incinera mais de 1,1 toneladas de entorpecentes apreendidos na região de fronteira
Mais de 1,1 toneladas de entorpecentes apreendidos na região de fronteira foram destruídos pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (31.10), em Cáceres.
A incineração, coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e 1ª Delegacia de Cáceres, foi realizada em uma cerâmica do município.
A grande quantidade de entorpecente, entre maconha, pasta base, cloridrato de cocaína, foram apreendidas pelas Forças de Segurança, na região de fronteira, entre os meses de junho a outubro deste ano, gerando dezenas de procedimentos nas delegacias.
O entorpecente é liberado para incineração após realização de perícia oficial e de autorização judicial.
A delegada da Defron, Bruna Caroline Fernandes de Laet, destacou que a destruição da droga é finalização procedimentos investigativos, dando resposta à sociedade, efetuando as apreensões e prisões dos traficantes.
“É a finalização do procedimento administrativo após a apreensão da droga. Representa o prejuízo causado a associações e organizações criminosas”, disse a delegada.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrás“IA potencializa Justiça mais humana e empática”, aponta juiz
-
esportes4 dias atrásOuro histórico: Henrique Marques conquista o primeiro título mundial masculino do Brasil no Taekwondo
-
esportes5 dias atrásPalmeiras empata com Cruzeiro e perde chance de ampliar vantagem na liderança do Brasileirão
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásProva oral da magistratura de MT começa com transparência e expectativa entre candidatos
-
cultura4 dias atrás“Lute como Uma Gorda”: Documentário inédito aborda gordofobia em mostra em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação de segurança mobiliza 900 policiais militares para show da banda Guns N’ Roses em Cuiabá
-
esportes5 dias atrásEmpate eletrizante: Botafogo e Santos dividem pontos em jogo de quatro gols
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrásLula e Trump se reúnem na Malásia e negociações para suspender tarifaço são iniciadas




