Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

sao felix do araguaia

São Felix do Araguaia recebe 2ª turma do projeto Reconstruindo Sonhos

Publicados

em

Vinte reeducandos da Cadeia Pública de São Félix do Araguaia (1.061,1 km de Cuiabá) participaram do encontro de abertura da 2ª turma do projeto Reconstruindo Sonhos. A iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso com o apoio de diversas instituições, tem como objetivo fortalecer a reinserção social e reduzir a reincidência criminal por meio da qualificação profissional, preparação para o mercado de trabalho e ampliação da compreensão sobre o sentido da vida.

O projeto é desenvolvido em duas etapas. A primeira, denominada Ampliação da Compreensão do Sentido da Vida”, consiste em 12 encontros presenciais semanais realizados nas unidades prisionais. Nesses encontros são abordados temas como valores, humanização, espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro e planejamento.

Concluída essa fase, inicia-se a etapa de Qualificação Profissional, com a oferta de cursos profissionalizantes. Em 2024, a primeira turma do projeto da Cadeia Pública de São Félix do Araguaia contou com o curso de pintor de obras imobiliárias. Para este ano, além da turma que acaba de iniciar, o diretor da unidade, Jackson de Souza, já manifestou interesse em viabilizar uma 3ª edição do projeto.

O encontro inaugural da nova turma contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal (CAO-EP) e foi organizado pelo promotor de Justiça, da 2ª Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia, Thiago Matheus Tortelli. Também participaram o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia, José Divino Martins Rocha, e o defensor público da comarca, Robson Guimarães.

Comentários Facebook
Propaganda

sao felix do araguaia

Prefeito de São Félix do Araguaia é preso em operação que combate crimes em disputas de terra

Publicados

em

Prefeito de São Felix do Araguaia, Acácio Alves (detalhe), foi preso na manhã desta sexta-feira | Foto: PJC | MT

Por Cleiton Túlio | Portal Mato Grosso

Uma ampla operação da Polícia Civil de Mato Grosso, batizada de Circuitus Magnus, sacudiu a manhã desta sexta-feira (04.07) na região Nordeste do estado, resultando na prisão em flagrante do Prefeito de São Félix do Araguaia (a 1.015 km de Cuiabá), Dr. Acácio Alves (Republicanos). A ação, focada em crimes decorrentes de disputas por terras, teve um desdobramento inesperado ao deter o chefe do Executivo municipal, que era inicialmente alvo apenas de um mandado de busca e apreensão.

O Prefeito Acácio Alves acabou preso por porte ilegal de arma de fogo. A reportagem apurou que uma fiança foi estipulada e paga pelo gestor, que já se encontra em liberdade e responderá ao processo em regime de soltura.

Além do cumprimento do mandado na residência do Prefeito, a Operação Circuitus Magnus realizou simultaneamente outras nove diligências em busca de elementos para a investigação. Informações sobre os demais alvos ainda não foram divulgadas pela Polícia Civil.

A operação visa desmantelar uma rede criminosa envolvida em delitos graves relacionados às disputas por terras na área, como lesão corporal grave, sequestro, cárcere privado, tortura e coação. Também é apurado o crime de associação criminosa. A Polícia Civil está empenhada em identificar a atuação de cada indivíduo na suposta organização e em colher novas provas.

O trabalho investigativo é coordenado pela Delegacia Regional de Confresa, com o apoio de equipes das delegacias de Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista. Para o cumprimento das ordens judiciais, foram mobilizados 40 policiais civis e 10 viaturas, demonstrando a envergadura da ação.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana