Sorriso entra em cena no palco estadual do teatro. Nesta quarta-feira (01/10), o Grupo Thespis apresenta “Xeque Mate”, no Cine Teatro Cuiabá, às 20h30, pela 20ª edição do FETRAN. A montagem, dirigida por Ney Miguins, é a grande aposta do município na disputa que pode garantir vaga para a etapa nacional do festival.

A classificação para a fase estadual foi conquistada durante a última etapa regional sediada em Sorriso, a fase Teles Pires, que aconteceu de 08 a 12 de setembro. A participação do grupo sorrisense conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Uma cidade como tabuleiro vivo

“Xeque Mate” desenha um cenário urbano metafórico em que o trânsito vira uma partida sem descanso: faixas de pedestre tornam-se casas brancas, asfalto gasto, casas pretas; buzinas viram avisos, frenagens, ameaças. Os personagens são peças inconscientes no tabuleiro da mente de Marcelo, que caminha conforme regras invisíveis, dominado por lógicas impostas pelo próprio ambiente. (Sinopse)

Leia mais:  Creas e Caps fazem abordagem social a pessoas em situação de rua

A montagem é dirigida por Ney Miguins, que orienta o elenco na proposta de promover reflexão sobre como cada escolha no cotidiano, no trânsito ou fora dele, repercute no coletivo. Ao encerrar, a peça lança ao público uma pergunta provocadora: “Será possível vencer sem derrubar ninguém?”

Em sua 20ª edição, o festival estadual reúne os melhores grupos das etapas regionais de Mato Grosso, entre elas a de Sorriso, para uma disputa que vai eleger qual espetáculo seguirá para a etapa nacional.

A comissão julgadora conta com avaliadores de diferentes áreas:

Jurados pedagógicos: servidores do Detran-MT e uma convidada do Detran-SC;

Jurados temáticos: servidores da PRF, com conhecimento em segurança viária e educação para o trânsito;

Jurados cênicos: artistas renomados das artes cênicas, garantindo avaliação técnica e artística de excelência.

Serviço:

Data: quarta-feira, 01 de outubro de 2025

Horário: 20h30

Local: Cine Teatro Cuiabá (Av. Presidente Getúlio Vargas, centro de Cuiabá) — histórico espaço cultural da capital do Mato Grosso

Grupo: Thespis (13 integrantes)

Leia mais:  Xadrez urbano inspira espetáculo sorrisense que concorre no FETRAN 2025

Peça: Xeque Mate

Direção: Ney Miguins