Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Prefeitura realiza força-tarefa em limpeza e iluminação pública

Publicados

em

Especialmente neste mês em que Várzea Grande completa 155 anos de fundação, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana está promovendo uma força-tarefa focada na iluminação e limpeza pública em todo o Município. A medida visa melhorar a oferta em todos os bairros da cidade e assegurar uma cidade mais limpa, organizada e iluminada. Para se ter uma ideia, numa única semana foram feitas aproximadamente 700 manutenções na cidade, uma média diária de 100 trocas de lâmpadas.

O serviço contínuo da Prefeitura tem por objetivo solucionar as demandas dos moradores de diversos bairros da cidade. A ação também contribui para aumentar a segurança de toda a população, deixando a cidade bem iluminada e moderna. “A força-tarefa da equipe técnica para atender diariamente as demandas e solucionar os problemas no sistema visa garantir um serviço público de qualidade, em contrapartida à arrecadação dos contribuintes”, explicou o prefeito Kalil Baracat.

De acordo com o secretário Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, mais de 95% da iluminação da cidade está em pleno funcionamento e que a pasta segue executando as manutenções e novas instalações em diversos pontos, além de vistorias noturnas em todos os bairros e centro, com o objetivo de identificar aqueles locais que necessitam da troca de lâmpadas.

O prefeito Kalil Baracat ressaltou que os investimentos na melhoria dos serviços públicos prestados, como limpeza e iluminação pública, são de extrema importância para manter o aspecto visual da cidade. “Iniciamos o ano intensificando mais os trabalhos de rotina da Secretaria de Serviços Públicos, pois estes serviços representam as maiores necessidades da população. A iluminação e limpeza pública são trabalhos realizados diariamente em todos os bairros visando garantir qualidade de vida da população”, frisou o prefeito.

Vale destacar que as manutenções são realizadas diariamente, inclusive aos fins de semana, além da supervisão dos serviços, vistorias técnicas e execução de instalação de novos pontos de luz.

LIMPEZA PÚBLICA – A Secretaria concentrou também, desde o início do mês, na limpeza pública no entorno de todas as obras de inauguração constantes na programação em comemoração aos 155 anos de fundação de Várzea Grande, como escolas municipais, pavimentação asfáltica, centros comunitários, estádios, espaços esportivos, praças, entre outras.

“A Secretaria de Serviços Públicos, na quinzena de aniversário de Várzea Grande, fez trabalho de limpeza pública nas principais de ruas e avenidas da cidade, com o intuito de manter a boa aparência da cidade. Esse serviço é feito diariamente em todos os bairros da cidade, dentro da estrutura e programação da Pasta, para que o munícipe tenha melhor bem estar com suas ruas e avenidas limpas. Pedimos a contribuição do cidadão para que possa manter a cidade limpa”, destacou o subsecretário da Pasta, Virdinei Bens.

Recentemente, a ação de limpeza pública contemplou as principais avenidas como Leôncio Lopes; Eduardo Gomes; Arthur Bernardes; Filinto Müller; Couto Magalhães; Ulisses Pompeu de Campos; FEB; Júlio Campos; Tiradentes; Avenida Castelo Branco; além dos bairros Ipase; Jardim Imperador; Planalto Ipiranga; 15 de maio e 31 de março, fazendo poda das árvores e grama, varrição e remoção de lixo e entulhos do local.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Várzea Grande

Novo sorteio será realizado para contemplar famílias no Residencial Colinas Douradas

Publicados

em

A Prefeitura de Várzea Grande em comum acordo com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal – CEF, vai realizar um novo sorteio para fechar a lista de 1.000 famílias a se tornaram aptas a receber um dos apartamentos do Residencial Colinas Douradas.

O novo sorteio será entre os mais de 17 mil que tiveram inicialmente suas inscrições pré-aprovadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação e não foram escolhidos no sorteio realizado pela Loteria Federal, e mais aqueles 1.000 titulares e 1.000 suplentes inicialmente aprovados, mas que deixaram de cumprir alguma das etapas do processo de escolha e acabaram se tornando inabilitados.

“É importante que as pessoas compreendam o esforço e dedicação das Administrações Federal, Estadual e Municipal para atender toda demanda por moradia que é maior que a capacidade dos entes públicos e que o sorteio é a parte inicial de todo um processo que depende principalmente das pessoas cumprirem as exigências legais”, disse o prefeito Kalil Baracat, para quem o novo sorteio demonstra transparência e lisura no processo de escolha dos contemplados e que as insinuações de favorecimento de quem quer que seja, não se comprovaram.

O novo sorteio também será pela Loteria Federal e acontecerá no dia 24 de abril, lembrando que não haverá novas inscrições, apenas um novo sorteio e que os escolhidos são pré-selecionados, ou seja, também precisarão cumprir uma série de exigências legais junto às Administrações Federal e Municipal e junto ao agente financeiro, a Caixa Econômica Federal, para que então eles sejam considerados aptos a receberem as chaves e suas moradia.

“A dificuldade de as famílias cumprirem as exigências legais está limitando em menos de 500 famílias aptas a receberem uma moradia definitiva, após passarem pela inscrição, a pré-seleção, a entrega de documentos para a montagem do dossiê, fases estas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação obedecendo as exigências e regras do Ministério das Cidades, para posteriormente, remeter este dossiê à análise da Caixa Econômica Federal, do Ministério das Cidades entre outros órgãos consultados neste processos”, disse o secretário Ricardo Azevedo Araújo.

Ele lembrou que foram 31.704 inscritos e deste total 19,4 mil concorreram as indicações, após as inscrições passarem pelo crivo técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano que segue as regras definidas pelo Ministério das Cidades. 

Dos 19,4 mil pré-selecionados foram escolhidos 1.000 titulares e 1.000 suplentes, sendo que a escolha em duas categorias é para se evitar novos sorteios como o que terá que se fazer agora no próximo dia 24 de abril. 

“Tanto os 1.000 titulares como os 1.000 suplentes, portanto, dos 2.000 inicialmente pré-selecionados pouco mais de 400 famílias conseguiram cumprir as exigências legais e se tornaram aptas a assumirem seus imóveis com valores mínimos de financiamento”, disse Ricardo Azevedo Araújo.

O titular da pasta lembrou que as exigências impostas pelo Ministério das Cidades e pelo agente financeiro, neste caso a Caixa Econômica Federal, é para dar transparência e garantir o direito daquele que necessitam de uma moradia custeada com recursos públicos e não detém recursos para tal.

O prefeito sinalizou que após um período de dificuldades financeiras junto as construtoras, que somente em Várzea Grande paralisaram mais de 5 mil novas moradias, pois grande parte delas entrou em recuperação judicial, o Governo Federal retomou investimentos para concluir e lançar novas moradias para famílias de baixa e média renda.

“É claro e óbvio que todo gestor público gostaria de contemplar todos que necessitam com uma moradia, mas neste momento isto é impossível, em que pese eu acreditar que continuando a atual política de fomentar a construção civil e custear parte dos imóveis, poderemos em um futuro próximo atender a toda a demanda hoje existente não apenas em Várzea Grande, mas no Mato Grosso e no Brasil”, disse Kalil Baracat.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana