diamantino
Prefeitura de Diamantino abre inscrições para alfabetização de jovens, adultos e idosos
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para o Programa Mais MT Muxirum, iniciativa do Governo de Mato Grosso, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT), que tem como objetivo alfabetizar jovens, adultos e idosos, a partir dos 15 anos de idade, que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 07 de agosto de 2026, diretamente na Secretaria Municipal de Educação. As aulas terão início no dia 10 de agosto e serão ofertadas nos bairros Novo Diamantino, Buriti, Pedregal, Bairro da Ponte e na comunidade de Deciolândia.
Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência atualizado. A Secretaria Municipal de Educação está localizada na Rua Almirante Batista das Neves, nº 447, Centro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as turmas terão aulas organizadas em dois ou três dias por semana, conforme o planejamento de cada localidade, com carga horária mínima de 10 horas semanais, totalizando 270 horas ao longo de oito meses.
A secretária municipal de Educação, Valéria Neves, ressaltou a importância do programa como ferramenta de transformação social e incentivo ao retorno aos estudos.
“O Programa Mais MT Muxirum representa uma nova oportunidade para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à alfabetização. Aprender a ler e escrever é um passo importante para conquistar mais autonomia e ampliar as possibilidades no dia a dia. Nosso compromisso é acolher esses estudantes e incentivar sua permanência, mostrando que nunca é tarde para transformar a vida por meio da educação.”
diamantino
Diamantino inicia pesquisa para definir oferta de cursos técnicos gratuitos
A Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação, juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Diamantino, abriu nesta terça-feira (21.07) uma pesquisa para identificar o interesse da população na implantação dos cursos técnicos em Gastronomia e Guia de Turismo no município.
O objetivo é conhecer o perfil dos interessados e reunir informações que irão orientar a definição do formato de oferta dos cursos, considerando aspectos como turno das aulas, dias da semana, modalidade de ensino, além das principais dificuldades que os futuros estudantes poderão enfrentar para participar da formação.
Os interessados podem participar da pesquisa até o dia 29 de julho, respondendo ao questionário por meio do link disponibilizado. As informações coletadas serão fundamentais para que os cursos sejam estruturados de acordo com a realidade e as necessidades da população.
A iniciativa integra o Projeto “Diamantino Colonial” e tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional e fortalecer o desenvolvimento do turismo no município, por meio da formação de profissionais capacitados para atuar em setores estratégicos da economia local.
O curso Técnico em Gastronomia é voltado à formação de profissionais para atuar no preparo de alimentos, gestão de cozinhas, boas práticas de manipulação e desenvolvimento de produtos gastronômicos. Já o curso Técnico em Guia de Turismo prepara os estudantes para atuar na condução de visitantes, interpretação do patrimônio histórico, cultural e natural, além do planejamento e acompanhamento de roteiros turísticos.
-
esportes7 dias atrásPalmeiras vira sobre o Corinthians e garante vaga na semifinal do Brasileirão sub-20
-
tce mt7 dias atrásConselheiro Alisson Alencar apresenta estudo inédito e alerta para os riscos dos deepfakes em fórum Internacional
-
esportes7 dias atrásVitória vence e afunda o Vasco na zona de rebaixamento
-
esportes7 dias atrásCom um gol nos acréscimos, Botafogo vence Santos e respira no Brasileirão
-
esportes5 dias atrásFlamengo vence Olimpia por 4 a 2 no último amistoso antes da retomada do Brasileirão
-
esportes5 dias atrásFrança e Inglaterra disputam terceiro lugar da Copa do Mundo
-
esportes5 dias atrásFluminense arranca empate nos acréscimos com gol de cabeça e segura terceira posição
-
esportes5 dias atrásInglaterra supera França em jogo de dez gols e conquista terceiro lugar na Copa



