Cuiabá

3º Festival da Pamonha fomenta comércio local e turismo na comunidade Rio dos Peixes

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A terceira edição do Festival da Pamonha foi um sucesso, atraindo centenas de pessoas e fomentando o turismo e o comércio na comunidade Rio dos Peixes, localizada no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). O evento, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de abril, foi idealizado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, para comemorar o aniversário de 303 anos de Cuiabá.

O festival contou ainda com a parceria da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Comunicação e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Durante os quatro dias de evento, centenas de pessoas passaram pelo local e puderam apreciar pelo menos dez opções de sabores de pamonhas, curau, bolos, doces, entre outras iguarias que foram comercializadas em 36 barracas e estabelecimentos locais. Além disso, os visitantes puderam ainda contemplar as exposições de artesanatos produzidos por artesãos locais. De acordo com o secretário de Turismo, Zito Adrien, antes mesmo de terminar, o festival já havia superado as expectativas iniciais de produção, que eram de 25 toneladas de produtos derivados do milho.

“As  expectativas realmente foram superadas. A Secretaria tem um formulário que vem passando em todas as barracas desde o primeiro dia do evento e vamos contabilizar a tonelagem vendida, o número de público consumidor e empregos temporários gerados pelo festival”, destacou Adrien. 

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, reforça que o sucesso do evento se deve ao apoio da gestão Emanuel Pinheiro, a  união de esforços entre as secretarias em conjunto com a comunidade. 

“Aquilo que plantamos há quatro anos, boas sementes que geraram bons frutos. Esse festival superou todas as expectativas em função da união de esforços das secretarias. Hoje temos praticamente metade da Prefeitura atuando nesse evento, com uma dedicação de corpo e alma de todos os colaboradores, juntamente com toda a comunidade. Fizemos uma estimativa de que chegasse a pelo menos 25 toneladas e já sabemos que esse número foi superado. Mais importante do que tudo isso é a consolidação dessa região como um polo de atrativo turístico e de gastronomia. Então, o prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns por ter enxergado e apoiado integralmente esse evento”, pontuou Vuolo. 

O comerciante José Célio dos Santos, que trabalha diretamente com produção de pamonha, curau e bolo de milho, afirmou que se sente muito feliz com os resultados do festival e que está ainda mais animado para a edição do próximo ano.

“Estamos muito felizes e agradecidos pelo apoio da Prefeitura de Cuiabá neste festival. A nossa expectativa foi superada e isso nos deixa ainda mais empolgados para a próxima edição. Essa festa foi muito proveitosa e, com certeza, trouxe grandes benefícios porque acreditamos que o turismo vai se fortalecer ainda mais aqui na comunidade. Então, só temos a agradecer a Deus e a Prefeitura de Cuiabá”, agradeceu. 

FESTIVAL DA PAMONHA

A primeira edição do Festival da Pamonha foi realizada em 2018, alcançando a marca de quatro toneladas de milho vendidas. Já em 2019, esse número subiu expressivamente para 11 toneladas. Por conta da pandemia, o evento foi suspenso em 2020 e 2021.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Prefeito e vice vistoriam obras de pavimentação asfáltica no bairro Parque Amperco

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou na manhã desta segunda-feira (27), uma vistoria nas obras de pavimentação asfáltica do bairro Parque Amperco. Como preconizado pela gestão, nenhuma ação de asfaltamento é realizada sem a rede de drenagem, que segue em ritmo acelerado com 40% da rede já concluída. Também vistoriaram as obras,  o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa e o vereador Kássio Coelho. 

Os trabalhos na localidade são executados pela Secretaria de Obras e o todo o bairro será pavimentado. Os investimentos  na região somam  R$4 milhões são provenientes da Fonte 100, por meio do ‘Programa Minha Rua Asfaltada’, implementado desde o primeiro ano da primeira gestão Emanuel Pinheiro, em 2017.

“Estamos vistoriando hoje as obras de pavimentação asfáltica de todo o bairro do Parque Amperco. Mais de duas mil pessoas que vivem neste bairro serão beneficiadas. Estou muito feliz com  o que estou vendo. O ritmo das obras está  acelerados, os trabalhadores não param.  As galerias de drenagens  estão sendo construídas e,  no segundo  semestre,  já iremos pavimentar as ruas do Parque Amperco.

Estamos atendendo um  desejo antigo da população por meio do nosso amigo e morador do bairro, vereador Kássio Coelho. Esta obra é um compromisso da gestão com os moradores do Parque Amperco. Estamos  melhorando a vida das pessoas, principalmente, daqueles mais carentes e que moram distante da região central”, comentou o prefeito. 

O secretário de Obras, Stopa, cita que no prazo de 90 dias será finalizada a obra de drenagem e, posteriormente, será realizada a obra de pavimentação.

“Terminamos aqui em agosto ou setembro do ano que vem. O bairro está sendo 100% asfaltado de qualidade, com meio-fio, calçada, drenagem. Iremos transformar a região. Será um outro bairro, mais humanizado, porque hoje, a população sofre com a chuva porque vira  um verdadeiro lamaçal e na seca, a poeira é grande. E isso vai acabar, o asfalto irá melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Stopa. 

O vereador Kássio Coelho, morador do bairro, lembra que há quase 30 anos os moradores clamam por esta pavimentação que está sendo realizada na gestão Emanuel Pinheiro.

“É um grande anseio dos moradores. Há 29  anos estamos aguardando o asfalto. Agora, a gente quer regularizar as nossas casas e acreditamos que isso será possível na gestão do prefeito Emanuel. Os moradores estão ansiosos e acreditamos que  a obra será entregue até antes do  prazo, porque estão bem aceleradas”, concluiu. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana