Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

3ª Fase da Operação ‘Unfollow’: Polícia cumpre mais de 30 mandados contra facção criminosa

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2.7), a terceira fase da Operação Unfollow, para cumprimento de mais de 30 ordens judiciais contra uma facção criminosa envolvida nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, extorsão e homicídios no município de Sorriso e região.

Entre as ordens judiciais, estão sete mandados de prisão temporária, 10 mandados de busca e apreensão domiciliar, 10 afastamentos de sigilos telemáticos, quatro afastamentos de sigilos bancários, além do isolamento de um líder da facção criminosa de Sorriso no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária Central do Estado (PCE), que possui maior grau de isolamento e restrições, por seis meses.

Os mandados são cumpridos nas cidades de Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá e contam com o apoio das equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia de Polícia de Sinop.

A terceira fase da operação foi deflagrada em decorrência da continuidade das investigações da Delegacia de Polícia de Sorriso e análises de materiais apreendidos na primeira fase, que revelaram uma cadeia criminosa complexa, com hierarquia definida e funções diversas atribuídas a cada um dos envolvidos.

Leia mais:  Condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil no Pará

Entre os alvos desta fase, estão a esposa de uma liderança da facção, que assumiu o comércio de drogas em Sorriso, após seu marido ter sido preso pela Polícia Civil no ano de 2023, e uma advogada que atuava para o grupo criminoso, sendo também alvo das buscas uma empresa de fachada de sua propriedade.

As investigações revelaram a participação de lideranças da facção, que, mesmo custodiadas na Penitenciária Central do Estado (PCE), continuavam a coordenar atividades criminosas como tráfico de drogas, cobranças de extorsão e ordens de execução.

A facção criminosa possuía, inclusive, metas de arrecadação diária, estimando faturamento superior a R$ 19 mil por dia apenas com o tráfico de drogas. Entre os métodos utilizados para lavar dinheiro, destacam-se empresas fictícias, como a de propriedade da advogada, alvo da investigação.

Fases anteriores

A primeira fase da operação foi deflagrada em fevereiro deste ano, ocasião em que foram cumpridas seis ordens judiciais, sendo um mandado de prisão e cinco de busca e apreensão, contra um influenciador digital, identificado como integrante de facção criminosa e que utilizava redes sociais para cometer e promover a prática de diversos crimes.

Leia mais:  Polícia Civil prende policial penal investigado por facilitar ingresso de celular em penitenciária

No mês de maio, a segunda fase da operação resultou na prisão de outros três jovens suspeitos de integrar uma facção criminosa, tráfico de drogas e associação ao tráfico.

A operação segue em curso com a análise de novos materiais apreendidos e a identificação de outros envolvidos.

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA

PRF apreende medicamentos e canetas de Mounjaro em esquema ilegal na BR-364

Publicados

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã desta sexta-feira (7), uma apreensão significativa de medicamentos de uso controlado, anabolizantes e produtos importados sem documentação fiscal durante fiscalização no km 387 da BR-364, no município de Cuiabá (MT).

Por volta das 9h15, uma equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo Chevrolet Cobalt ocupado por um casal e um bebê. O motorista informou estar retornando de Ponta Porã (MS). Durante a vistoria, os policiais encontraram dezenas de caixas com medicamentos de uso controlado e anabolizantes escondidos sob o banco traseiro e no porta-malas, incluindo genéricos para emagrecimento, como Lipoless 15, Lipoless 10, Lipoless 5, T.G 15, T.G 10, Retatrutide, Tirzec 10, Enantato e Masterbolick.

Também foram localizadas diversas canetas aplicadoras de Mounjaro (tirzepatida), muitas delas vazias, levantando suspeita de que os genéricos seriam inseridos nessas canetas para revenda como originais, o que representa risco à saúde pública por não possuírem comprovação de procedência nem controle sanitário.

O casal e todo o material apreendido foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Cuiabá, onde serão adotadas as providências legais cabíveis.

Leia mais:  PRF apreende arma de fogo e detém motorista embriagado após sinistro em Sorriso (MT)

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana