TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
303 anos: magistrados cuiabanos de ‘tchapa e cruz’ e ‘paus rodados’ destacam amor por Cuiabá


Foi na Capital mato-grossense que a magistrada concluiu o curso de Direito, na Universidade Federal de Mato Grosso, e iniciou a carreira de advogada, em 1983. E nessa cidade a desembargadora foi galgando importantes degraus, primeiro na advocacia, como conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e como presidente da OAB/MT por dois mandatos, e depois como desembargadora do Tribunal de Justiça, chegando à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (2015/2017) e à Presidência do Poder Judiciário de Mato Grosso (2021/2022).
À cidade onde nasceu, cresceu e trilhou toda a sua trajetória profissional, a desembargadora Maria Helena Póvoas presta uma singela homenagem. “Neste 8 de abril, nossa maior homenagem a Cuiabá, essa terra querida, de gente aguerrida, alegre e acolhedora, é continuar trabalhando para garantir uma justiça com mais eficiência, equidade e inclusão. Parabéns, Cuiabá!”

Ele conta que só prestou concurso para a magistratura em Mato Grosso, apesar dos vários convites que recebeu para que concorresse em outros estados. “Eu nunca quis. Minha vida toda é pautada em Cuiabá! Depois que passei, só saí daqui para morar no interior por força do concurso. Mas nunca na minha vida tive intenção de sair daqui. Meu sonho era seguir a carreira do meu pai na magistratura. Meu pai foi juiz de carreira, desembargador, inclusive a avenida em frente ao Fórum tem o nome dele: Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes”, conta.
Cuiabano apaixonado pela cidade natal, Francisco diz que não troca o calor cuiabano por nada. E não é apenas do clima a que ele se refere. “Aqui tem o calor humano. Além disso, sem dúvida tem a culinária também. Peixe, escaldado… eu adoro! E, profissionalmente falando, temos a edificação do Fórum, que é bem confortável. Sem falar na receptividade e na simplicidade do povo cuiabano, assim como as tradições locais. A família cuiabana tem tradição”, observa o magistrado.

Nascida no Paraná e criada no Tocantins, a juíza Maria Rosi se diz 100% cuiabana. “Eu poderia estar em muitos lugares, mas escolhi estar aqui. É uma escolha pessoal e isso me alegra muito. Aqui eu fiz meus amigos, aqui criei meu trabalho social, aqui eu cumpro a minha missão de ser magistrada. Então, é uma escolha. E eu sou 100% cuiabana. Sabe que eu nem me lembro de outra cidade que não seja Cuiabá? Para morar, não”, assegura.
À cidade que a recepcionou tão bem, a magistrada é pura gratidão. “Sou grata por cada amigo que fiz aqui, por cada oportunidade de trabalho que eu tive, e o reconhecimento de que mesmo podendo pousar em tantos lugares, foi aqui que eu escolhi para viver e vai ser aqui até o fim.”
Nascido em Goiás, o juiz Antônio Veloso Peleja Júnior conta que o que mais valoriza em Cuiabá é o povo acolhedor, a cultura, a história e a culinária, como o famoso bolo de arroz. “A forte valorização da cultura, em seus variados aspectos, é uma característica de Cuiabá, o que a torna bastante acolhedora. Sou de Goiás e encontrei muito da cultura goiana, da cidade de Vila Boa de Goiás, antiga capital, em Cuiabá ou, posso dizer, há muito da cultura cuiabana em Goiás”, pontua.
Conforme o magistrado, algumas raízes culturais que ecoam há décadas em seu Estado natal foram encontradas no seu Estado de adoção, na cidade que ele escolheu para viver. “Por tudo isso, sinto-me um privilegiado por residir em Cuiabá!”

Sobre a cidade de Cuiabá, que nesta sexta-feira (8 de abril) completa 303 anos, o magistrado é rico em elogios. “É uma cidade histórica, espetacular, de costumes antigos. Temos um linguajar específico e peculiar, que chama a atenção e revela mais uma beleza do povo cuiabano. É muito bonita essa diversidade de modos de se manifestar que o Brasil tem, e Cuiabá está aí, no centro desse modo de falar que chama a atenção de todos.”
O juiz Lídio Modesto enaltece ainda a cultura e a culinária. “Temos, em todos os segmentos da arte, representantes aqui e no mundo. E temos a nossa culinária. O cuiabano, além de ser um bom artista, é um bom artista na cozinha. A culinária cuiabana chama atenção mundo afora. Pessoas do mundo inteiro vem aqui para conhecer o nosso peixe, nossa farofa de banana, nossa “peraputanga”, nosso pacu assado, nossa mojica de pintado. Temos muito a oferecer”, assinala.
Dicionário cuiabano:
1. Tchapa e cruz = cuiabano autêntico
2. Pau rodado = nascido fora de Cuiabá
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
Comentários Facebook

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Reforma: Fórum de Sapezal suspende expediente presencial a partir do dia 17/08

Em virtude de manutenção predial e adequação de instalação elétrica e cabeamento de rede e demais obras, a Comarca de Sapezal suspenderá o expediente presencial e estará em regime de teletrabalho por 15 dias úteis, a partir do dia 17 de agosto (quarta-feira). A determinação está expressa na Portaria Nº 017/2022-DF, assinada pelo juiz substituto Daniel Campos Silva de Siqueira, diretor do Foro.
De acordo com a portaria terá início a manutenção predial preventiva, como troca de telhado adequação de toda a instalação elétrica do prédio e cabeamento de rede, pintura de toda a estrutura, troca de janelas, entre outros serviços, o que impossibilitará a manutenção normal do expediente presencial.
Ainda segundo o documento, não haverá suspensão de prazos processuais, uma vez que a reforma do fórum não trará impactos à acessibilidade do sistema PJe, no qual tramitam todos os processos judiciais da comarca.
O atendimento às partes, advogados, membros do Ministério Público e Defensoria Pública será realizado prioritariamente:
Gabinete: [email protected]
Secretaria da Vara Única e Juizado Especial: [email protected] ou WhatsApp (65)3383 1771 e (65) 9205 7204
Central de Administração: [email protected]
Central de Distribuição: [email protected]
CEJUSC: [email protected]
Balcão Virtual: https://canaispermanentesdeacesso.tjmt.jus.br
Plantão Fim de Semana e Semanal: (65) 9 9949 3799
Oficiais de Justiça: Francisco José Medeiros Menezes 65 9 9952 7430 e Maurício Greco Sorroche 65 9 9265 8601
Também está disponível e em funcionamento a ferramenta Bookings, pela qual o(a) advogado(a) pode agendar atendimentos com magistrados desta comarca, por meio de videoconferência, através do endereço: https://outlook.office365.com/owa/calendar/[email protected]/bookings/
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
Comentários Facebook
-
SUA SAÚDE AQUI5 dias atrás
Exclusivo: conheça a causa da morte de Jô Soares e saiba porque o corpo foi cremado
-
Mato Grosso4 dias atrás
Marcia Pinheiro é lançada oficialmente candidata ao Governo de Mato Grosso
-
cultura6 dias atrás
Samba ao Pé da Mangueira, dança de salão e Encontro do Chapéu de Mago no Sesc Arsenal
-
EM DEFESA DA DEMOCRACIA6 dias atrás
Fiesp lança hoje carta em resposta a Bolsonaro e se soma à USP com mais de 755 mil assinaturas
-
SUA SAÚDE AQUI6 dias atrás
“Língua preta e peluda” não é sinônimo de fofoqueiro, mas doença rara
-
POLÍCIA3 dias atrás
Pai é morto pelo genro ao tentar defender a filha durante briga
-
mato grosso6 dias atrás
Consumidores de Cuiabá e Várzea Grande serão recebidos com degustação de churrasco em atacarejo neste sábado
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia apreende mais de 300 quilos de droga em Campo Verde