cultura

18º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu reúne cerca de 40 mil pessoas

Publicados

em

O 18º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu reuniu, aproximadamente, 40 mil pessoas nos dias 29 e 30 de julho (sexta-feira e sábado). O número de participantes do evento, promovido pela Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu (Avicpox) em parceria com o Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), é superior ao dobro da população da cidade que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), concentra *17.599 habitantes.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, esteve presente nos dois dias e destacou a grandiosidade da iniciativa. “Estamos muito felizes com o sucesso do evento. Um dos pilares do Sesc-MT é justamente a valorização da cultura e o encontro de violeiros vem para fortalecer ainda mais a cultura mato-grossense para o restante do país”, disse o presidente da Fecomércio-MT.

O artista João Carreiro subiu ao palco principal na sexta-feira e embalou o público com canções que apresentam uma nova roupagem à viola tradicional, inserindo a sanfona, a guitarra e a bateria na composição musical. Na oportunidade, ressaltou a importância do evento que é uma referência entre os violeiros. “Esse encontro é uma tradição. A gente viaja o Brasil inteiro e sempre encontramos alguém que gosta de viola e fala desse evento em Poxoréu”, destacou.

O show da dupla Brenno Reis e Marco Viola foi realizado no sábado. Outros 14 nomes regionais se revezaram na concha acústica durante os dois dias de espetáculos, incluindo Zé Mulato e Cassiano, que participam do Encontro de Violeiros de Poxoréu desde a primeira edição.

A Prefeitura Municipal de Poxoréu e o Sindicato Rural da cidade também apoiaram a realização do evento.

Lançamento em Cuiabá

Cerca de 10 mil pessoas compareceram ao lançamento do 18º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, no Parque das Águas, em Cuiabá, no dia 24 de julho. O evento, que contou com apresentações de João Ormond e Bruna Viola, arrecadou aproximadamente uma tonelada de alimentos não perecíveis destinados ao Mesa Brasil, projeto que combate a fome e o desperdício em todo o país.

*O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

* Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram extraídos do Censo 2010

Fonte: Fecomércio-MT

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Samba ao Pé da Mangueira, dança de salão e Encontro do Chapéu de Mago no Sesc Arsenal

Publicados

em

Música, dança e jogos para você se divertir neste final de semana nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). O 73º Encontro do Chapéu de Mago promete batalhas desafiadoras de jogos de tabuleiros para os geeks, neste sábado (06.08), às 16h, no Sesc Arsenal. A participação é gratuita e não precisa fazer inscrição, basta escolher um dos clássicos como Banco Imobiliário, Jogo da Vida ou War e usar sua melhor estratégia.  

Entre 14h e 18h30, o Sesc Arsenal promoverá uma oficina de modelagem e impressão 3D. A formação é parte do projeto Sesc Maker que é desenvolvido com estudo teórico e atividades práticas. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio de formulário (https://bit.ly/3bvO1sN).  

Ainda no sábado, às 18h30, para quem prefere uma programação voltada aos ritmos, a sugestão é a 2º Prática Dançante que vai explorar a dança de salão. Os estudantes do curso de dança do Sesc exibem os passos ensinados em sala de aula e convidam os espectadores para uma grande festa.  

Para finalizar a noite, Viviane Cantarella se apresenta no Música ao Vivo, a partir das 17h30. No repertório da cantora, músicas autorais e uma seleção das suas preferidas da MPB.  

Já no domingo (7), às 18h, o Sesc preparou um momento de recreação especial para as crianças com pintura facial. O público-infantil é estimulado a desenvolver a imaginação e assumir diferentes papéis, como seu super-herói preferido. 

Neste mesmo dia, também às 18h, o Grupo Pandeiro, Samba e Choro entra em cena no Samba ao Pé da Mangueira. A roda de samba é realizada no jardim do Sesc Arsenal.  

Toda a programação tem entrada franca.

* O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros. 

 

SERVIÇO 

73º Encontro da Chapéu de Mago 

Quando: Sábado (6), às 16h

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

 

2º Prática de Dançante 

Quando: Sábado (6), às 18h30, no Sesc Arsenal.

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

 

Sesc Maker: Oficina de Modelagem e Impressão 3D 

Quando: Sábado (6), às 18h30

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Inscrição: https://bit.ly/3bvO1sN

Música ao Vivo com Viviane Cantarella  

Quando: Sábado (6), às 17h30

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

 

Recreação para as crianças com pintura facial 

Quando: Domingo (7), às 18h

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

 

Samba ao Pé da Mangueira com Grupo Pandeiro, Samba e Choro 

Quando: Domingo (7), às 18h

Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Cuiabá)

Entrada gratuita 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana