Reprodução

Vídeo mostra que matança de onça ainda é comum no Brasil
Um vídeo que circula pela Internet mostrando três onças pintadas abatidas vem provocando polêmica nas redes sociais.
Aparentemente comemorando a matança do que seria uma família de felinos ameaçados de extinção, uma mulher enaltece a obra do caçador, do qual ela o chama de “Carrapicho”.
No Brasil, matar qualquer animal silvestre é crime ambiental com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de até R$ 5 mil. No entanto, a lei abre exceção aos casos de legítima defesa comprovada.
Segundo a lei vigente, tudo vai depender das circunstâncias em que houve esse abate. Por exemplo, [se a pessoa] saiu para caçar a onça é crime, como sugere a situação do vídeo em questão. Agora, se matou porque se viu obrigada a defender a vida dela, aí deixa de ser crime, porque a lei dá essa exceção.
O maior felino das Américas se adapta a diferentes tipos de ambiente, da Floresta Amazônica aos campos, da Mata Atlântica ao Cerrado. Hoje há menos de dez mil onças-pintadas no Brasil, segundo o Instituto Chico Mendes. O animal é ativo tanto de dia quanto à noite. A fêmea pode gerar ninhadas de até quatro filhotes. Apesar da fertilidade da espécie, a raça é uma das cinco ameaçadas de extinção no país.
NENHUM COMENTÁRIO, SEJA O PRIMEIRO!