Índios Xarayés
Doze relatos quinhentistas produzidos por conquistadores espanhóis que adentraram pelo pantanal ou tiveram seguras informações sobre os Xaraiés. que na etno-historiografia mato-grossense, são índios tipicamente do século XVI. Apenas nesse século a história fincou registros confiáveis de contatos efetivos do homem branco, europeu e cristão, com os referidos bárbaros y ynfieles.
Paulo Pitaluga Costa e Silva é historiador, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e seu ex-Presidente. Autor de 24 livros já editados acerca da história regional mato-grossense e mais de 60 artigos publicados em revistas especializadas. Desde 1999, vem coordenando a série Publicações Avulsas, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com 67 títulos publicados, abrangendo re-edições de obras, artigos raros e de difícil obtenção. A sua especialização é na história colonial, em especial, no denominado Mato Grosso espanhol dos séculos XVI e XVII.
Ficha Técnica: Peso 0.304 kg; Dimensões 15.8 x 22.8 cm; Páginas 200; Edição 1ª; Ano de publicação 2009; ISBN 978-85-62124-00-6.