Arquiteto leva experiência de 20 anos em projetos sustentáveis

Paulo Molina Monteiro é um dos palestrantes do 2º Congresso Nacional de Tecnologia em Construções Sustentáveis (Contecs) nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), levando dicas práticas sobre eficiência energética e conforto ambiental

Da Redação *

Arquivo pessoal e Tribunal de Justiça de MT/TJMT

Arquiteto leva experiência de 20 anos em projetos sustentáveis

Arquiteto leva experiência de 20 anos em projetos sustentáveis

Com mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade, o arquiteto Paulo Molina Monteiro, membro da Academia de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (AAU-MT), é um dos palestrantes do 2º Congresso Nacional de Tecnologia em Construções Sustentáveis (Contecs), nos dias 19 e 20 de julho, em Cuiabá. 

 

‘Uma viagem pela história da natureza: dos mitos da criação à filosofia’ é o tema da exposição que vai buscar explicar o fascínio do homem pela natureza, desde os primórdios da humanidade até chegar ao conceito atual de sustentabilidade. A proposta é passar pela filosofia, antropologia e até a astronomia.

 

“Inicialmente, esse encantamento era trazido pela mitologia, que era passada principalmente verbalmente de uma geração a outra, mas com o advento da filosofia, houve uma ruptura entre mitologia e ciência. Então, foram criadas as leis universais para explicar os eventos naturais”, explica o arquiteto.

 

Como habitantes do planeta Terra, os seres humanos estão inseridos a um sistema muito maior de onde provém tudo: química, física e biologia. Segundo ele, a sustentabilidade busca harmonizar o microcosmo (homem) à natureza (macrocosmo), que sempre funcionou em equilíbrio.

 

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelos serviços na área, Paulo relembra que o termo não existia na época da sua formatura, em 1995. Mas que desde Conferência Eco-92, virou um militante. Ele já possui pesquisas em nove países da Europa e no norte da África, além de ter obtido prêmio arquiteto do ano de 2007 da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

 

Além de informações conceituais, o palestrante trabalhará questões práticas dos seus projetos, como o local onde a construção está inserida e a posição do sol, que possui custo zero e traz relevante eficiência energética. “Tudo na natureza é energia, por isso o profissional da área deve construir planejando o menor gasto possível no tempo de vida útil da casa ou do prédio”.

 

Ele frisa que é possível utilizar recursos da arquitetura portuguesa, árabe e colonial brasileira para elaborar propostas que tragam mais conforto térmico, ambiental, mais umidade e menor custo com energia elétrica. Entre os detalhes que podem ser trabalhados estão, por exemplo, varanda no estilo ‘casa grande fazenda’, jardim, sombreamento e valorização da posição do sol de manhã.

 

Evento

 

O idealizador da primeira casa ‘energia zero’ da Irlanda, Patrick Daly, é o principal destaque do 2º Contecs, que tem a proposta de levar conhecimento e soluções para o público. Haverá 18 palestras e um painel, com temas como geração fotovoltaica, bioconstrução, influência estrangeira na arquitetura, cidades sustentáveis, eficiência energética, sustentabilidade na prática e nos negócios. José Afonso Portocarrero e João Manuel Link Feijó são outros palestrantes.

 

Serviço

 

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de julho. Na sexta-feira (19), das 14h às 22h; e no sábado (20), das 8h às 18h, no Centro de Eventos Senai, na Av. 15 de Novembro, n. 303, no bairro Porto, em Cuiabá. Para obter mais informações: (65) 3027-5926/99608-0420/99620-9504/www.facebook.com/topdesignerscba.

 

Outras informações: http://www.pauloarquitetura.arq.br/ e sobre o evento: https://topdesigners.com.br/loja/contecs2-combo-2/

 

 


Fonte: Portal Mato Grosso

Visite o website: wwww.portalmatogrosso.com.br