Toninho de Souza assume cadeira na Assembleia Legislativa nesta segunda

Antônio Ferreira de Souza, o Toninho de Souza, iniciou sua carreira na comunicação como repórter esportivo de rádio aos 16 anos. Dinâmico em busca de galgar vôos mais altos na imprensa da capital de Mato Grosso

Da Redação

Reprodução

toninho de souza

Toninho de Souza

O vereador Toninho de Souza (PSD) será empossado deputado Estadual na próxima segunda-feira (22.04) às 8h no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

 

O parlamentar assume uma cadeira no legislativo após o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), solicitar licença de 121 dias, para tratar de interesses particulares.

 

BIOGRAFIA

 

Antônio Ferreira de Souza, o Toninho de Souza, iniciou sua carreira na comunicação como repórter esportivo de rádio aos 16 anos. Dinâmico em busca de galgar vôos mais altos na imprensa da capital de Mato Grosso, o jovem Toninho, natural de Planalto da Serra (MT), trabalhou em várias emissoras de rádio na Capital, entre elas a extinta Voz D'Oeste e Cultura (uma das poucas sobreviventes), não demorou muito para ocupar seu espaço na mídia televisiva.

 

Mesmo jovem, Toninho de Souza demonstrou maturidade e dinamismo ao ponto de ocupar o cargo de editor-chefe de Esportes da TV Centro América no final da década de 80 e início de 90. Fez inúmeras matérias a nível nacional.

 

Foi um dos poucos repórteres de Cuiabá a se estabelecer até hoje no telejornalismo mato-grossense diante da política das emissoras à importação de profissionais de outros estados para trabalhar na capital do Mato Grosso. Antes de se efetivar como um dos principais nomes da televisão de Mato Grosso, Toninho ainda teve passagens pela TBO e Cidade Verde antes repetidoras da Bandeirantes e SBT, respectivamente.

 

Além disso, o jornalista, antes de ser eleito vereador por Cuiabá nas eleições de 2008, teve a sua primeira experiência em cargo público ao ocupar o cargo de Secretário de Comunicação da prefeitura de Várzea Grande no mandato do ex-prefeito Nereu Botelho na metade da década de 90. Anos depois, Souza passou a conviver na Câmara Municipal de Cuiabá comandando o setor que domina muito bem até hoje: a comunicação a convite do até então presidente da Casa, o ex-vereador Luiz Marinho.

 

Há 26 anos, hoje o vereador por Cuiabá pelo PSD, trabalha no maior grupo de comunicação do Estado: Grupo Gazeta de Comunicação.  É o principal âncora da emissora nos programas com maiores índices de audiência registrados na televisão mato-grossense: O Cadeias Neles, aos sábados , das 11h às 11h30, e o Cidade Alerta MT, que vai ao ar de segunda a sexta-feira,das 18h55 às 19h55.

 

Desde janeiro de 2009, Toninho de Souza, é um dos 25 Vereadores da Câmara Municipal. É intransigente na defesa pela transparência na administração pública.

 

Toninho de Souza, após três mandatos como vereador por Cuiabá, sendo o último deles, o vereador mais votado do Estado de Mato Grosso, lançou sua candidatura a deputado Estadual. Com o Slogan “A sua voz na Assembleia”, recebeu 17.133 votos. Teve votação superior a 6 Deputados eleitos, porém, por questão de “Legenda” acabou ficando na Terceira Suplência de Deputado Estadual pela coligação que elegeu 9 Estaduais, e que foi encabeçada pelo Governador Mauro Mendes.

 

Toninho de Souza, é casado com a Assistente Social Eliane Souza e pai de 3 filhos. Antônio Souza Júnior, João Paulo Souza e a caçulinha, Elys Virginia de Souza, de 7 anos.  O Deputado é avô de Davi Alves de Souza, de 3 anos e o recém-nascido, Caio Alves de Souza, que são filhos de Antônio Souza Júnior, seu filho mais velho.

 

Toninho de Souza, possui duas formações acadêmicas: Jornalismo e Administração de Empresas. É jornalista há 34 anos, a maior parte deles dedicados ao Grupo Gazeta de Comunicação.

 

No campo político, se elegeu Vereador de Cuiabá, em 2008, na primeira eleição que disputou, com 3.093 votos. Neste pleito ficou na penúltima colocação entre os eleitos. Na eleição seguinte, em 2012, pulou para a sexta colocação, ao ser reeleito com 3.838 votos. Já no pleito municipal de 2016, foi o Vereador mais votado de Cuiabá, com 5.620 votos.

 

Como Deputado Estadual, Toninho, pretende defender melhorias na Segurança Publica e a Agricultura Familiar como alternativa de renda na “Baixada Cuiabana”. Mas, seu compromisso forte sempre foi com a Saúde Publica. “Vou continuar defendendo a solução para a Santa Casa, cuja bandeira fui eu que levantei na Câmara Municipal e um atendimento mais humanizado aos pacientes do SUS” destaca Toninho.


Fonte: Portal Mato Grosso

Visite o website: wwww.portalmatogrosso.com.br