Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

O processo de adesão e desenvolvimento da estratégia pelos municípios terá cinco fases, que visa oferecer mais qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos

Katiana Pereira

Katiana Pereira

Assinatura do termo de adesão para Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Assinatura do termo de adesão para Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, participa nesta quarta-feira  (16.05), em Goiânia, da Capacitação Macrorregional Centro-Oeste para a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. 

 

O objetivo da estratégia, criada pelo  Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), é levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população. Participam do evento representantes dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e do Distrito Federal.

 

A estratégia tem foco nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e vai reunir ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas.

Katiana Pereira

Assinatura do termo de adesão para Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Assinatura do termo de adesão para Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

O presidente do Conselho do Idoso de Mato Grosso, Francisco Delmondes Bentinho, também participa do evento e comemorou a estratégia, que oferecerá mais qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos, além de fortalecer a Política Nacional do Idoso. 

 

“O Brasil tem que se tornar gradualmente um país que atenda essa população crescente de idosos. Mato Grosso é o estado que mais possui municípios com conselhos do Idoso. Mas, ainda temos muitas barreiras a superar, principalmente dentro de casa, com os casos de exploração, violência física e sexual contra os idosos",  ressaltou o presidente do Conselho, que aos 75 anos graduou-se em Direito e atualmente trabalha na Universidade Federal de Mato Grosso. 

 

A titular da Setas, destacou a priorização das pessoas idosas no âmbito da execução do programa Pró-família. "Essa estratégica veio em momento necessário, já que o envelhecimento da nossa população cresceu nas últimas décadas. O Governo de Mato Grosso tem um cuidado especial com os idosos, que são priorizados dentro do programa Pró-família, para acompanhamento efetivo pela rede de proteção social", disse a secretária Monica, após assinatura do termo de adesão à estratégia. 

 

O Brasil tem hoje 29,6 milhões de idosos, dos quais 6 milhões estão no Cadastro Único. Ao aderir à estratégia, estados e municípios assumem o compromisso de garantir o direito dos idosos e a desenvolver ações voltadas à essa população.

 

Para o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDS, Halim Girade, a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa significa que as ações voltadas aos idosos serão acompanhadas de perto pelos conselhos municipais e pela sociedade.

Katiana Pereira

Assinatura do termo de adesão para Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Assinatura do termo de adesão para Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é desenvolvida pelo MDS em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Humano, da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

Sobre o processo 

 

A adesão e o desenvolvimento da estratégia pelos municípios terá cinco fases, que são: 

 

Fase 1 – Assinatura do Termo de Adesão, quando devem ser indicados dois gestores para participarem de capacitação; 

Fase 2 – Verificação do funcionamento ou criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; capacitação dos gestores municipais, via EAD do MDS; produção de um diagnóstico municipal; e a elaboração de estratégia por parte do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa;

Fase 3 - Discussão de projeto de lei com a população; aprovação do plano por parte da Câmara de Vereadores; sanção da lei pelo prefeito; ampla divulgação da lei;

Fases 4 e 5 – Execução da lei.

 

 Após a conclusão das fases, estão previstas reavaliações anuais das metas e ações.

 


Fonte: Portal Mato Grosso

Visite o website: wwww.portalmatogrosso.com.br