Gestão Eficaz em Cáceres é considerado positivo por participantes e organizadores

Mais de 200 inscritos entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, assessores jurídicos, membros de comissões de licitação, fiscais de contratos e responsáveis pelo patrimônio público de 20 municípios, participaram do Gestão Eficaz

Da Redação

Thiago Bergamasco | TCE-MT

Abertura Gestao Eficaz Polo Caceres

Público participou do Gestão Eficaz em Cáceres

O Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, realizado em Cáceres nos dias 12 e 13 últimos, terminou com uma avaliação positiva dos participantes. Durante os dias do evento, mais de 200 inscritos entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos, contadores, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contratos e responsáveis pelo patrimônio público de 20 municípios acompanharam atentamente as palestra voltadas para temas inovadores com as Parcerias Público Privadas – PPPs; as relações do poder público com as organizações do terceiro setor (ONGs, OS, OSS); aposentadorias e pensões e as perspectivas da Reforma da Previdência; a gestão financeira e orçamentária municipal; e dispensa e inexigibilidade de licitação para contratos, aquisições de bens e serviços pela administração pública.

Thiago Bergamasco | TCE-MT

Abertura Gestao Eficaz Polo Caceres

Conselheiro interino Moises Maciel, ministrou palestra no Gestão Eficaz

O conselheiro interino Moises Maciel, que representou os membros do TCE-MT no evento, lembrou que o Gestão Eficaz vem cumprindo com mérito o dever da Corte de Contas de formar melhor os gestores públicos, contribuindo desta maneira para que a aplicação dos recursos do erário e a execução das políticas públicas tenham eficácia e resultem em efetivo ganho de qualidade de vida e desenvolvimento para a sociedade mato-grossense.

 

O secretário chefe da Secretaria de Consultoria Técnica do Tribunal de Contas do Estado, Gabriel Liberato Lopes, que coordenou a parte técnica do ciclo de capacitação, destacou que o evento superou as expectativas iniciais. "Tivemos um público acima do esperado, muito participativo, questionador e empenhado em tirar todas as dúvidas sobre os temas apresentados. Isso mostra o acerto da iniciativa do Tribunal de Contas em criar esse tipo de oportunidade e se aproximar dos gestores, cumprindo seu papel institucional de controlador externo parceiro dos jurisdicionados", avaliou.

 

Tivemos um público acima do esperado, muito participativo, questionador e empenhado em tirar todas as dúvidas sobre os temas apresentados. Isso mostra o acerto da iniciativa do Tribunal de Contas em criar esse tipo de oportunidade e se aproximar dos gestores, cumprindo seu papel institucional de controlador externo parceiro dos jurisdicionados"

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Cáceres, vereador Domingos Oliveira, o Gestão Eficaz leva tranquilidade aos gestores na medida em que orienta a todos sobre como evitar tropeços nas tomadas de decisões sobre assuntos estratégicos e complexos da administração pública. "As leis mudam constantemente e esta atualização é importante para dar tranquilidade aos gestores trabalhadores com a certeza de estar fazendo a coisa certa, e se errar, errar menos. A direção do TCE está de parabéns pela iniciativa", destacou.

 

O controlador interno da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, Luiz Seixas, elogiou a organização do Gestão Eficaz e pela atualidade dos temas abordados. Para ele, é fundamental que o TCE-MT continue levando ao interior do estado esse tipo de ação. "O Tribunal de Contas deve estender essas formações, pois é importante que os prefeitos, secretários e vereadores conheçam melhor as legislações e as ferramentas de gestão para que não cometam tantos erros na administração dos recursos públicos, na gestão orçamentária e financeira, nos regimes de previdência própria, na realização de contratos e aquisições. Para mim, pessoalmente, foi muito bom ter participado desse Gestão Eficaz aqui em Cáceres".

Thiago Bergamasco | TCE-MT

Prefeito de Caceres Francis Maris

Prefeito de Cáceres, Francis Maris

O prefeito de Cáceres, Francis Mares Cruz, agradeceu a direção do Tribunal de Contas por ter levado ao município esta nova edição do Gestão Eficaz. Segundo o prefeito, os temas abordados vieram de encontro à necessidades de informações e conhecimentos dos gestores e preenchem deficiências que poderiam comprometer mais tarde a qualidade das contas de governo e o resultado das políticas públicas. "O Tribunal de Contas tem sido nosso grande parceiro desde o início do nosso mandato. Só temos a agradecer ao presidente, conselheiro Domingos Neto, aos conselheiros e a equipe técnica que estão sempre a disposição para tirar nossas dúvidas, nos orientar e ajudar a fazer as coisas do jeito certo, de forma legal, com mais transparência e eficiência", disse.


Fonte: Portal Mato Grosso

Visite o website: wwww.portalmatogrosso.com.br