A "reinvenção da roda": como é o substituto dos pneus

BBC Brasil

NASA Glenn

O Superelastic Tire foi criado a partir da tecnologia utilizada nos veículos espaciais levados a Marte - NASA Glenn.jpg

O Superelastic Tire foi criado a partir da tecnologia utilizada nos veículos espaciais levados a Marte

Uma liga de titânio e níquel que possui memória.

 

Essa é a chave por trás do novo pneu que o Centro de Pesquisas Glenn, da agência espacial americana, a Nasa, revelou recentemente. 

 

Os seus desenvolvedores estão tão certos da importância da inovação que a chamaram de "reinvenção da roda".

 

Mas por que ela é tão especial?

 

A realidade é que não há material novo nesta roda: ela é feita com uma liga de titânio e níquel que já é usada em outros objetos, como armações de óculos.

 

Mas ela tem sim um conceito inovador sobre o que um veículo precisa para se mover sobre rodas.

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Malha tem composição semelhante à armadura usada por cavalheiros medievais - NASA Glenn.jpg

Malha tem composição semelhante à armadura usada por cavalheiros medievais

Desde meados da década passada, pesquisadores sob o comando do engenheiro Vivake Asnani estão trabalhando em uma roda de grande durabilidade para veículos usados em missões espaciais.

 

Depois de anos de testes, incluindo a recente visita de um carro-robô a Marte, eles apresentaram o Superelastic Tire, o pneu superelástico.

 

Com esta "nova" roda, o uso da borracha e de uma câmara de ar como nos pneus clássicos que conhecemos está definitivamente descartado.

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Composição do pneu permite uma maior deformação, o que prolonga sua durabilidade - NASA Glenn.jpg

Composição do pneu permite uma maior deformação, o que prolonga sua durabilidade

Em compensação, a malha deste material é extremamente resistente, com uma importante capacidade de adaptação a diferentes terrenos e grande durabilidade.

 

"O resultado é um pneu que pode suportar uma deformação excessiva sem danos permanentes", disse o laboratório ao apresentar sua invenção.

 

Uma roda com 'memória'

 

A principal característica do Superelastic Tire é a "memória de formato" desta malha metálica, que permite uma adaptação a qualquer tipo de terreno e um posterior retorno ao estado original.

 

Os testes mostraram que esta roda pode passar por cima de grandes rochas na estrada, ou em um terreno muito arenoso, sem perder a tração.

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Os pesquisadores fizeram o mesmo teste com três tipos de rodas; a composta por uma malha metálica teve o melhor resultado - NASA Glenn.jpg

Os pesquisadores fizeram o mesmo teste com três tipos de rodas; a composta por uma malha metálica teve o melhor resultado

"Estas ligas com memória de formato são capazes de sofrer uma deformação reversível de até 10%", dizem os pesquisadores.

 

Outros materiais têm uma capacidade de deformação entre 0,3 e 0,5%

 

Além disso, o novo produto promete uma melhoria na capacidade de carga de um veículo e também torna o eixo das rodas mais leve - o que diminui o peso do automóvel e, portanto, possibilita maior economia de combustível.

 

E pode ser usada como?

 

Até agora, não há estimativa de quanto custa um pneu desse tipo, pois o protótipo requer adaptações aos veículos existentes.

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A NASA considera nova tecnologia uma alternativa 'viável' aos pneus de automóveis

A NASA considera nova tecnologia uma alternativa 'viável' aos pneus de automóveis

Mas os pesquisadores consideram que a nova invenção é "uma alternativa viável" aos pneus usados já há mais de um século.

 

Além dos automóveis de passeio, os veículos que podem se beneficiar dessa tecnologia são:

 

• Veículos militares;

• Máquinas para construção;

• Veículos de transporte pesado;

• Máquinas agrícolas;

• Aeronaves com grande capacidade de carga.

 

 


Fonte: Portal Mato Grosso

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