Importância e protagonismo da produção midiática de indígenas no Brasil

Com apoio da Procev/UFMT, do Cineclube Coxiponés, do Museu Rondon e da Oráculo comunicação, educacação e Cultura

Da Assessoria

Da Assessoria

Etnomídia ? indígenas em ação

Etnomídia: indígenas em ação

A Universidade Federal de Mato Grosso recebe no dia 7 de dezembro o evento Etnomídia – indígenas em ação, um evento que pretende semear a reflexão sobre a importância e protagonismo da produção midiática de indígenas no Brasil. Com apoio da Procev/UFMT, do Cineclube Coxiponés, do Museu Rondon e da Oráculo comunicação, educacação e Cultura, o evento realizará uma noite com Mostra de vídeos e reportagem, que inspiram o bate papo realizado junto a diretores e jornalistas indígenas e não indígenas. O evento que começa as 19h, terá a projeção do Vídeo Retomar para existir, dirigido por Olinda Muniz, do povo Pataxó  Hãhãhãe. Em seguida, um dos programas jornalísticos denominados Povos em Pauta realizado por comunicadores indígenas durante a Conferência Nacional de Políticas indigenistas, ocorrida em Brasília no ano de 2015. Por fim, será a vez do vídeo Índios no Poder, do diretor brasiliense Rodrigo Siqueira Arajeju. 

 

Em retomar para existir, a diretora Olinda narra a trajetória da liderança Nailton Pataxó para a reconquista das terras na Bahia. O Programa  Povos em Pauta, é resultado da interação de indígenas de diferentes regiões do Brasil e demonstra a potência que a produção colaborativa entre os indígenas ganhou nos últimos anos no país. Já Índios no poder, faz uma referência do cenário político e social no Brasil e os povos indígenas,  trazendo como personagens grandes lideranças, como Mário Juruna e Ailton Krenak, que utilizaram os mecanismos de comunicação para divulgar suas lutas e pautar a militância.

 

Após a projeção um bate papo com a jornalista e mestranda em antropologia Helena Corezomaé, do povo Umutina de Mato Grosso (foi âncora dos Programas Povos em Pauta), o diretor Rodrigo Siqueira Arajeju e a jornalista Renata Machado, membro da Rádio Yandê  – uma rádio com equipe totalmente indígena, instigam o público a pensar e conhecer um pouco mais da etnomídia indígena.

 

 Serviço:

Evento Etnomídia – indígenas em ação

Local: Museu Rondon- UFMT
Horário: 19h

Informações: (65) 98118-1618

 

 

 

 


Fonte: Portal Mato Grosso

Visite o website: wwww.portalmatogrosso.com.br