Turismo e Cultura

Cuiabá tem vários atrativos turísticos, por estar situado em uma região de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, e por ser um município muito antigo, com um patrimônio histórico importante. O turismo de eventos também é crescente no município. A arquitetura da área urbana inicial de Cuiabá, como em outras cidades históricas brasileiras, é tipicamente colonial, com modificações e adaptações a outros estilos (como o neoclássico e o eclético) com o tempo. Ela foi bem preservada até meados do século XX, mas, depois dessa época, o crescimento demográfico e o desenvolvimento econômico afetaram o patrimônio arquitetônico e paisagístico do centro histórico. Vários prédios foram demolidos, entre eles a antiga igreja matriz, demolida em 1968 para dar lugar à atual. Somente na década de 1980 ações para a preservação desse patrimônio foram tomadas. Em 1987, o centro foi tombado provisoriamente como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN e, em 1992, esse tombamento foi homologado pelo Ministério da Cultura do Brasil, desde então vários prédios foram restaurados.

Atrativos naturais
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES
Criado em 1989, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, patrimônio natural do cerrado brasileiro, com uma área de 33 mil hectares, com o objetivo de proteger essas paisagens naturais maravilhosas, sítios arqueológicos e ecossistemas de grande interesse científico. Em função da posição estratégica de Chapada dos Guimarães, muito próximo ao Centro Geodésico da América do Sul, com altitudes elevadas, abriga uma central do Projeto SINDACTA, Sistema de Defesa Aérea do Ministério da Aeronáutica para o controle dos vôos militares.

Atrativos diversos
AVENIDA DO CPA
Uma avenida de grandes dimensões, a principal da Cidade Verde, onde estão localizados edifícios comerciais e residenciais de alto padrão.
CENTRO GEODÉSICO DA AMÉRICA DO SUL
Demarcado pela Comissão Rondon , em 1909 , o centro geodésico da América do Sul fica no antigo campo do Ourique, hoje a praça Moreira Cabral, onde também fica a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, o local já foi uma praça de enforcamento de condenados e também um campo de touradas.
PALÁCIO ALENCASTRO
Sede da Prefeitura Municipal de Cuiabá , o Palácio Alencastro situa-se na praça de mesmo nome, bem ao lado da Catedral Metropolitana, construído na década de 60.
PALÁCIO PAIAGUÁS
É a sede do Governo do Estado e situa-se Centro Político e Administrativo (CPA), foi inaugurado em 1975.
RUA 13 DE JUNHO
Paralela a Avenida Prainha, é uma das movimentadas avenidas de Cuiabá, principalmente em horário comercial.

Atrativos culturais
SESC ARSENAL
Foi criado em 1818, por ordem de Dom João IV. Foi construído para ser "um estabelecimento militar para conserto e fabricação de armas", conforme definiu a carta-régia. Hoje se encontra restaurado como um centro cultural.
CASA DO ARTESÃO
Situada na Rua 13 de Junho, no bairro do Porto, a Casa do Artesão tem uma bela amostra da cultura mato-grossense, há um Museu do Artesanato com exposição permanente de peças caboclas e indígenas, onde turista pode comprar souvenir.
CATEDRAL METROPOLITANA
Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre os escombros da antiga , uma jóia do período colonial que foi demolida num episódio até hoje não esclarecido, sua arquitetura moderna tem admiradores, é a sede da tradicional Festa do Senhor Divino, que acontece de Maio a Junho.
CENTRO HISTÓRICO
Fundada em 1719 , com a descoberta de ouro em abundância, Cuiabá transformou-se na maior cidade do Brasil em menos de duas décadas. Mas, passada a corrida do ouro, a verde capital do velho oeste brasileiro teve que resistir a longos anos de solidão nesses sertões, Rua do meio, de baixo, beco do candieiro, Cuiabá guarda em suas ruelas muitas relíquias do período colonial, como disse o poeta João do Rio, são " ruas tão velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira, foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO E CAPELA SÃO BENEDITO
Construída em 1722 em estilo barroco, o altar mor é em talha dourada, estilo rococó, é a mais antiga igreja de Cuiabá que guarda suas características originais, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é o local da tradicional festa de São Benedito que acontece sempre no mês de Julho.
IGREJA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Localizada no centro da cidade.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO
Localizada no Morro do Seminário, teve sua construção iniciada em 1720 pelas mãos do Frei Ambrósio Daylé, que deu ao projeto o estilo arquitetônico frncês da Notre Dame de Paris e, por isso, é conhecida como a "Notre Dame Cuiabana", inaugurada em 1919, a igreja ainda está inacabada, ao lado da Igreja, está o Museu de Arte Sacra, antigo Seminário da Conceição, expõe peças da antiga catedral de Cuiabá e alguns pertences de Dom Aquino Corrêa, célebre religioso que pertenceu à Academia Brasileira de Letras.
MUSEU RONDON
Criado em 1972 pela UFMT, com a função de pesquisar grupos indígenas de MT. Mantém exposição de artesanato, armas e ornamentos indígenas. Aberto de seg à sex 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, sáb, 7h30 às 11h30, entrada franca, Campus da UFMT.
PALÁCIO DA INSTRUÇÃO
Belíssima construção, em pedra canga, localizada na região central de Cuiabá, ao lado da Catedral Metropolitana, inaugurado 1914, é a sede da Secretaria Estadual de Cultura, do Museu de História Natural e Antropologia e da Biblioteca Pública.
TEMPLO MAOMETANO - Cuiabá também tem a sua mesquita muçulmana, a bela construção, quase uma escultura, foi inaugurada pela colônia Árabe da Cuiabá em 1978.


Fonte: Portal Mato Grosso

Visite o website: wwww.portalmatogrosso.com.br