Geografia de Vale de São Domingos

Distância da capital, extensão territorial, localização geográfica, relevo, formação geológica, solo, bacia hidrográfica e clima do município.

 

Distância da Capital

443km.

Extensão Territorial

2.001  km2 (IBGE) 

Localização Geográfica

Mesorregião Sudoeste mato-grossense. Microrregião Alto Guaporé.

Relevo

Chapada dos Parecis. Planalto Residual Guaporé, Serra de Santa Bárbara.

Formação Geológica

Coberturas dobradas do Fanerozóico, Bacia quaternária do Guaporé. Coberturas não dobradas dobProterozóico, com granitóides aglomerados. Grupo Aguapeí. Complexos metamórficos arqueanos ou pré-cambrianos indiferenciado, Complexo Basal. Faixa móvel Rondoniana.

Solo

Glei pouco Húmico (TB distrófico A moderado testura média, relevo plano), Solos Litólicos (solo litólico distrófico A moderado Testura média, relevo forte ondulado, Brunizem Avermelhado (textura argilosa).

Bacia Hidrográfica

Grande Bacia do Amazonas. Para esta bacia contribuem as do Guaporé e do Juruena. O município guarda o ponto de estrangulamento oeste do maior divisos de águas da América Latina. O divisor ruma para o leste, alcançando o estrangulamento na região do paralelo 14º 30´ latidude sul e meridiano 55º oeste Gr. A seguir o divisor toma o rumo SE até encontrar o estrangulamento extremo leste na região do paralelo 18º sul e o meridiano 51º oeste Gr.

Clima

Tropical quente e úmido, com quatro meses de seca, de junho a setembro. Precipitação anual de 1.500 mm, com intensidade máxim de chuvas em dexembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 24ºC, maior máxima de 38ºC, e menor mínima de 0ºC.


Fonte: Portal Mato Grosso

Visite o website: wwww.portalmatogrosso.com.br